domingo, 30 de novembro de 2014
sábado, 29 de novembro de 2014
CNBB lança Campanha de Diagnóstico Precoce do HIV
Para contribuir com a otimização do tratamento e evitar novas infecções, foi lançada quinta feira, 27, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do BRASIL (CNBB), em Brasília, a Campanha de Diagnóstico Precoce do HIV.
Estiveram presentes no evento o bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da instituição, dom Leonardo Steiner; o ministro da SAÚDE, Arthur Chioro; o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa; o coordenador do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais, Fábio Mesquita; o secretário executivo e o ASSESSOR da Pastoral da Aids, respectivamente, frei José Bernardi e frei Luiz Carlos Lunardi. Após a cerimônia de lançamento, representantes da CNBB e do Ministério da Saúde concederam entrevista coletiva à imprensa.
Proposta
O lema escolhido para a campanha é “Cuide bem de você e de todos os que você ama. Faça o teste HIV”. De acordo com levantamento da Pastoral da Aids, essa epidemia está no BRASIL há 30 anos. Apesar dos avanços na área da medicina e das políticas públicas, ainda persistem óbitos e infecções. Diante deste cenário, a Pastoral da Aids propôs, em parceria com o Ministério da Saúde, a campanha para motivar a sociedade ao diagnóstico precoce.
Informações: (61) 2103-8313 ou pelo e-mail: assessor@pastoralaids.org.br
Fonte: CNBB
SANTO DO DIA
São Francisco Antônio Fasani, modelo de Sacerdote
O santo de hoje nasceu em Lucera (Itália), a 6 de agosto de 1681, e lá morreu a 29 de novembro de 1742. Foi beatificado no dia 15 de abril de 1951 e canonizado a 13 de abril de 1986 pelo Papa João Paulo II. Fez os estudos no convento dos Frades Menores Conventuais. Sentindo o chamamento divino, ingressou no noviciado da mesma Ordem. Fez a profissão em 1696 e a 19 de setembro de 1705 recebeu a Ordenação Sacerdotal. Doutorou-se em Teologia e tornou-se exímio pregador e diretor de almas. Exerceu os cargos de Superior do convento de Lucera e de Ministro Provincial.
“Ele fez do amor, que nos foi ensinado por Cristo, o parâmetro fundamental da sua existência. O critério basilar do seu pensamento e da sua ação. O vértice supremo das suas aspirações”, afirmou o Papa João Paulo II a respeito de São Fasani.
São Fasani apresenta-se-nos de modo especial como modelo perfeito de Sacerdote e Pastor de almas. Por mais de 35 anos, no início do século XVIII, São Francisco Fasani dedicou-se, em Lucera, e também nos territórios ao redor, às mais diversificadas formas de ministério e do apostolado sacerdotal.
Verdadeiro amigo do seu povo, ele foi para todos irmão e pai, eminente mestre de vida, por todos procurado como conselheiro iluminado e prudente, guia sábio e seguro nos caminhos do Espírito, defensor dos humildes e dos pobres. Disto é testemunho o reverente e afetuoso título com que o saudaram os seus contemporâneos e que ainda hoje é familiar ao povo de Lucera: ele, outrora como hoje, é sempre para eles o “Pai Mestre”.
Como Religioso, foi um verdadeiro “ministro” no sentido franciscano, ou seja, o servo de todos os frades: caridoso e compreensivo, mas santamente exigente quanto à observância da Regra, e de modo particular em relação à prática da pobreza, dando ele mesmo incensurável exemplo de regular observância e de austeridade de vida.
São Francisco Antônio Fasani, rogai por nós!
Postado por: Canção Nova
sexta-feira, 28 de novembro de 2014
Ironi Spuldaro - "Tenha fé e Ele te erguerá"
quinta-feira, 27 de novembro de 2014
Maria é a «Graça»
Autor: admin
Maria é a graça criada com uma finalidade específica nos planos de Deus
Em 1936 na localidade do Sítio Guarda (Cimbres), município de Pesqueira, interior do estado de PE aconteceram algumas aparições da Virgem Maria a duas meninas. Tais mariofanias são desconhecidas por parte dos católicos brasileiros por motivos vários. Nestas supostas aparições, com o nosso olhar de especialista no campo mariológico, detectamos que parece possuir todas das características de veracidade, porém muito se deve estudar. Assinalamos alguns elementos importantes: o representante eclesial, isto é o pároco da época, em nome da Igreja local, procurou fazer um diálogo com a aparição e as videntes (analfabetas), utilizando estratégias que nunca foi realizada antes em uma mariofania. Ele dialogava em alemão e latim com a visão e as videntes respondiam em português. Outro feito extraordinário é a denominação que a aparição se atribui. Nossa Senhora diz as meninas: «EU SOU A GRAÇA», e deseja ser invocada com o título «DAS GRAÇAS» naquele local. Seria aqui uma imitação das aparições da Medalha Milagrosa? Diríamos: Não. Tudo revela algo novo, dinâmico e teológico. A Virgem Maria aparece com o menino Jesus nos braços e envolta em um nicho com colunas revestidas de pedras preciosas, segundo o relato das videntes.
O nome «Cimbres» de origem francesa que quer dizer: “armação para molde de madeira de arco ou abobada” (ou Cambota), isto é, um nicho? Condiz então com o modo como a Virgem aparece no Sítio Guarda, dentro de nicho.
Interessante é que Cimbres, nome da cidadezinha onde se localiza o Sítio Guarda é de origem portuguesa, onde existe uma cidade do mesmo nome com um santuário de Nossa Senhora da Graça (Sic!).
Um outro detalhe é que, no Brasil recém-descoberto, duas igrejas consideradas as mais antigas, foram dedicadas a Nossa Senhora da Graça: na Bahia datada de 1535 e o Seminário de Olinda de 1551. Portanto, as matrizes da devoção mariana no Brasil é GRAÇA?
Entre as aparições de Paris e as de Cimbres existe diferenças singulares. Lá em Paris, Maria aparece de mãos estendidas, disponível a distribuir graças, aqui no entanto ela tem o menino Jesus nos braços que é a GRAÇA por excelência. É Dele que Maria alcança tudo para nós.
O que nos interessa aqui é fazer um estudo teológico para se compreender um título tão inusitado que a Virgem maria se atribui no Sítio Guarda: «Eu sou a Graça».
Como sabemos, é salutar sempre uma formação adequada e continuada quando se fala da Virgem Maria, pois em torno a mesma surgem equívocos devocionais que desvirtuam, seja o culto mariano seja a doutrina. Para isto temos que voltar a dois mil anos do início do cristianismo, à Bíblia. O fundamento bíblico que atesta o que Maria é se pode tomar de Lc 1,26 na saudação angélica, onde o anjo saúda a Virgem com um novo nome «kaire kekarithoméne» (Regozija-te Agraciada). O anjo substitui o nome próprio de “Maria” com um outro, «Agraciada/Graça». Dai por diante, ela será chamada «Graça». Maria é a “graça criada” com uma finalidade específica nos planos de Deus, sendo assim instrumento ativo na obra da salvação (cf. Lumen Gentium 56), quando gera e dá a luz “o Filho do Altíssimo” (cf. Lc 1,35). Maria, é “graça criada” e não a “graça incriada”, pois a graça incriada é Deus mesmo. Estejamos sempre atentos a esta diferença!!!
A saudação angélica é uma programação de vida para Maria que não tem origem naquele momento, mas já existia na eternidade de Deus.
Como vimos acima, o nome da Virgem de Nazaré será de hoje em diante «Graça/Imaculada». É como se uma senhora se apresentasse e lhe perguntasse seu nome. “Como se chama, senhora?” E ela me responderia aquilo que é, “Eu sou a Graça” ou, “eu sou a Antônia” ou, “eu sou a Rosalva”, etc. Portanto, o título que o anjo Gabriel dá à Virgem de Nazaré, revela o que é, e o que faz, distribuir/interceder aquilo que recebeu de Deus, a Graça ou as Graças, em uma só palavra: Jesus Cristo. A nossa reflexão até aqui não é suficiente, se faz necessário algo mais: a força da Palavra de Deus. Ora, tal função de intercessora e distribuidora das graças do Senhor, é um eco do que encontramos na 1Pd 4,10: “Cada um viva segundo a graça recebida, colocando-a ao serviço dos outros, como bons administradores de uma multiforme graça de Deus”.
A natureza humana de Maria, cumulada pela Graça de Deus, não exerce uma função para si mas para o serviço e crescimento da Igreja, como nos indica Mt 10,8: “Gratuitamente recebestes, gratuitamente dai”. Com esta gratuidade, buscamos ainda com o testemunho da Palavra divina o que nas atitudes de Maria nos revelam o mistério do seu serviço a favor da humanidade. Na sua visita a Isabel (cf. Lc 1,39-56), onde cumulada pela Graça/Espírito Santo, vai distribui-la a sua parente necessitada e Lucas afirma depois da saudação de Maria a Isabel, «…Isabel ficou repleta do Espirito Santo» (Lc 1,39-41). A continuidade deste serviço no amor é nas Bodas de Caná que Maria mais uma vez revela o seu papel de “Agraciada/Intercessora”, consola os necessitados da festa do Esposo/Jesus (cf. Jo 2,1-11), colaborando assim no aumento da fé no Senhor (cf. Jo 2,11).
Aprendamos com Maria a distribuir as graças que recebemos!
Pe. Rafael Maria é diplomado para “Postulação para beatificação e canonização” pela Congregação para Causa dos Santos (Cidade do Vaticano) e doutor em Mariologia pela Pontifícia Faculdade Teológica «MARIANUM» (Roma). Leciona atualmente um «Curso de Mariologia» via internet, cf. www.cursoscatolicos.com.br
Para maiores informações e comentários: d.rafaelmariaosb@hotmail.com
Fonte: zenit.org
sexta-feira, 21 de novembro de 2014
A oração é essencial na vida de um Cristão
Este artigo fala da importância que a oração tem em nossas
vidas. O quanto a Palavra de Deus estima a oração é representado pelo fato de
que nos chama a "orar sem cessar" (I Tessalonicenses 5:17), "ser
sóbrios e vigilantes em nossas orações" (I Pedro 4:7), para "[ser]
perseverante na oração" (Romanos 12:12), ser "vigilante nela [oração]
com ações de graças" (Colossenses 4:2)
A oração em nossas vidas é fundamental para alimentarmos o
nosso espirito e hoje vamos fazer uma reflexão sobre o real sentido da oração
na vida de Jesus e em nossas vidas. A oração é uma atitude, atitude do
espirito, ante de tudo precisamos ter disposição de orar, necessitamos orar.
Quando se toma atitude de orar e quando compreendemos a importância da oração
em nossas vidas.
Jesus quando escolheu entre os Seus discípulos aqueles que
seriam Seus doze apóstolos. Uma grande responsabilidade, porque os apóstolos
são os colaboradores diretos do Senhor, são eles que têm a missão de levar a
Palavra, o ensinamento de Jesus a todos os povos. Por isso o Senhor se recolheu
para que, nessa atitude de comunhão e de escuta do coração do Pai, pudesse ter
a sabedoria, o discernimento, a prudência e pudesse fazer uma escolha boa e
sensata, de acordo com os desígnios de Deus.
O que eu quero dizer é que você antes de fazer algo ou tomar
uma decisão, entre em oração, que só assim Deus vai falar através do seu
coração ou através de sinais para que você tome a decisão e siga o caminho
certo no decorrer da vida.
Todos nós necessitamos ser revestido desse espírito de
prudência, sabedoria, de atenção e cuidado. Muitas vezes no decorrer de nossas
vidas, damos passos errados por faltar justamente essa atitude de oração. Sim,
por não fazermos da oração uma prioridade em nossas vidas.
A oração nos reveste do Espírito santo do Senhor e tira de
nós aquele olhar humano, que na maioria das vezes, limitado, distorcido, que
temos das realidades. Nós batemos muito a cabeça na parede, muitas vezes,
quebramos a cara, nos iludimos, nos enganamos, porque não oramos.
Deus deseja conduzir nossos passos, iluminar
nossas decisões, nos ajudar nas nossas escolhas, abençoar os nossos caminhos,
mas não podemos só desejar, precisamos nos revestir do Espírito de Deus. Por
isso a importância da oração, a necessidade de nos colocarmos em atitude de
oração para escutarmos a Deus e para não sermos imprudentes nas escolhas que
precisamos fazer na vida.
Assinar:
Postagens (Atom)