quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Quem é o Papa para nós católicos?


Resultado de imagem para papa francisco beijando os pes

Antes de adentrarmos no assunto quero enfatizar que o Papa não é invenção da igreja católica, como muitos por aí dizem que não existe esse negocio de Papa. Que o Papa não tem esse poder e essa autoridade que a igreja católica diz que lhe foi dado pelo o próprio Cristo.

O Papa Tem todo esse poder e essa autoridade que foi dado pelo próprio Cristo na pessoa de Pedro e ele passou esse poder e autoridade aos seus sucessores que vieram depois dele. Alguns devem está se perguntado onde está escrito esse nome Papa na bíblia, sei que muitos fazem essa pergunta.

Na bíblia você nunca vai encontrar o nome Papa. Mas vai encontrar o nome Pedro. Mas o que tem a ver o nome Pedro com o nome Papa? O nome Papa é um anagrama( uma frase) que se refere a pessoa de Pedro, que em latim significa: ("Pedro Apóstolo, Príncipe dos Apóstolos" ( Petrus apostolus prínceps dos apostolorum) ou "Sucessor do Príncipe dos Apóstolos" (Successor principis apostolorum)).

Também o nome papa foi proposto como origem da união das primeiras sílabas das palavras latinas Pater ("Pai") e Pastor ("Pastor"). inquestionavelmente o Papa é aquele "o que recebe o poder do apóstolo Pedro"; (Petri Apostoli Potestantem Accipiens)

São Cipriano (258) bispo de Cartago, defensor da unidade da igreja

“O senhor diz a Pedro: eu te digo que és Pedro e sobre esta pedra edificarei minha igreja as portas do inferno não prevalecerão sobre ela. Dar-te-ei as chaves do reino dos céus [...]”. O senhor edifica a sua igreja sobre um só, embora conceda igual poder a todos os apóstolos depois de sua ressureição, dizendo: assim como o pai me enviou, eu os envio. Recebei o espirito santo, se perdoardes os pecados de alguém, ser-lhes-ão retidos. No entanto, para manifestar a unidade, dispões por sua autoridade a origem desta mesma unidade partindo de um só. Sem dúvida, os demais apóstolos eram, como Pedro, dotados de igual participação na honra e no pode; mas o principio parte da unidade para que se demonstre ser única a igreja de cristo. [...] julgar e conservar a fé quem não conserva esta unidade da igreja?  Confia estar na igreja, quem abandona a cátedra de Pedro sobre a qual está fundada a igreja? (Sobre a unidade da igreja). (Coleção Escola da Fé, I. Editora Cléofas, 2010).

Santo Irineu (†202)

“Porque é com essa igreja (de Roma), em razão de sua mais poderosa autoridade de fundação, que deve necessariamente concordar toda igreja, isto é, que devem concordar os fies procedentes de qualquer parte, ela, na qual sempre, em beneficio dos que procedem de toda parte, se conservou a tradição que vem dos apóstolos”. (Coleção Escola da Fé, I. Editora Cléofas, 2010).

São Pedro Crisólogo (450)

“No interesse da paz e da fé não podemos discutir sobre questões relativas á fé sem o consentimento do bispo de Roma”

São João Crisóstomo (407) bispo de Constantinopla

Pedro, na verdade, ficou para nós como pedra sólida sobre a qual se apoia a fé e sobre a qual está edificada a igreja. Tendo confessado ser Cristo o filho de Deus vivo, foi-lhe dado ouvir: “sobre esta pedra – a da sólida fé – edificarei a minha Igreja” (MT 16,18). . (Coleção Escola da Fé, I. Editora Cléofas, 2010).

O papa é o sucessor do apostolo Pedro, o bispo de Roma, que Jesus constitui como perpetuo e visível fundamento da unidade (LG, n. 23). Como sucessor de Pedro, o papa conduz a igreja de Cristo, o Filho de Deus vivo (cf. Mt 16,16). Sua autoridade é expressão do amor, a serviço da unidade. Na expressão de Gregório Magno, ele é “servo dos servos de Deus” [...]

Todo católico, além de conhecer e viver a palavra de Deus, de dar testemunho da sua fé em Cristo, de participar da comunidade eclesial, espaço de testemunho, de serviço, de dialogo e de anuncio, ama e respeita o Papa e os bispos como seus legítimos pastores. Ora por eles e obedece as orientações da Igreja Católica. (CNBB, 2015)

Referencias:

(PROF. FELIPE AQUINO, SAGRADA TRADIÇÃO. Coleção Escola da Fé, I. Editora Cléofas, 2010).

(CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPO DO BRASIL, Sou Católico vivo minha ´Fé, 2015). 

O Espírito e a Esposa dizem: Vem - Adriano Gonçalves

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Os santos intercede por nós junto de Deus?

Imagem relacionada

Todos nós que vivemos na graça de Deus estamos em comunhão. Somo ramos vivo da videira (cf. Jo 15,5), membros vivos do corpo de Cristo. Por isso, estamos unidos também entre nós, numa ligação invisível, mas real ( cf. Rm 12,4-5). É uma comunhão no amor. Podemos rezar por alguém, ou pedir que alguém reze e interceda por nós, porque estamos ligados a Cristo e, nele, aos irmãos. 

Da mesma forma, podemos pedir a um santo canonizado que interceda por nós junto ao Senhor . Gozando da intimidade com Deus, certamente ele intercederá por nossas intenções, para que o reino de Deus se realize ( cf. Mt 6,33).

Por outro lado, a intercessão dos justos, sobretudo dos que alcançaram a plenitude ( cf. Gn 18,22-32), pode obter as graças  espirituais e matérias para aqueles que necessitam conseguir a plenitude da redenção ( cf. Rm 8.29). trata-se de uma comunhão em que, os santos, em virtude de sua caridade, não podem deixar de orar por quem não está ainda na pátria, mas a caminho.


FONTE: (CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPO DO BRASIL, 2015). 

Programa Direção Espiritual - Espiritualidade Mariana

O católico pode aceitar a reencarnação?

Imagem relacionada

A reencarnação é a teoria segundo a qual a alma, deixando o corpo após a morte, passaria para outro corpo, a Bíblia ensina que cada pessoa tem uma só existência sobre a terra e que, após essa vida, comparece diante de Deus para ser julgada. Diz a carta aos hebreus: “... Está determinado que os homens morram uma só vez, e depois  “vem o julgamento...” (9,27).

De fato, Jesus e os apóstolos não pregaram reencarnação e sim a ressureição dos mortos: vem a hora em que todos  estão nos túmulos   ouvirão sua voz, e sairão. Aqueles que fizeram o bem ressuscitarão para a vida, aqueles que praticaram o mal , para condenação” (cf. Jo 5,28- 29; 6,54; Mc 3,29; 9,43-48).

Da mesma forma, os apóstolos ensinaram que ressureição de Cristo é garantia de nossa ressureição ( cf. 1 cor 15,12-19). A igreja nos convida a vigiar “constantemente, a fim de que, terminando o único curso de nossa vida terrestre, possamos entrar com Cristo para as bordas e mereçamos ser cotados entre os benditos! (LG,n.48). portanto, a reencarnação é incompatível com a fé católica. 


FONTE: (CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPO DO BRASIL, 2015). 

A radicalidade em ser um jovem cristão - Padre Paulo Ricardo

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

A Igreja de Cristo Perseguida


Enquanto muitos pastores brigam pra ter a igreja mais lotada, e muitos católicos  abandonam a verdadeira igreja de Deus para entrarem em seitas religiosas ou negão o Cristo por trintas moedas, os verdadeiros cristãos vivenciam o verdadeiro Evangelho


Você sabia? A cada 06 minutos, um cristão é morto por não negar a Cristo ao redor do mundo. Isso a mídia não mostra!




Jovens santos vivem a castidade!