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Autor: André Farias
Muitas vezes andando nas ruas encontramos pessoas vestidas com ternos
e com uma Bíblia na mão, ensinando que usar imagem em igreja é idolatria. Por esse motivo costumam chamar os católicos de idólatras,
isto é, adoradores de ídolos, que quer dizer adoradores de falsos deuses. E ainda acusam a igreja Católica de ensinar a
adoração destas imagens.
Os protestantes encaram o uso das imagens sacras como um
insulto ao mandamento divino que consta em Ex 20,4 que proíbe a confecção
delas. A igreja católica sempre defendeu o uso das imagens. Estaria
a igreja católica desobedecendo a ordem divina em Ex. 20,4?
A igreja católica é a única igreja que tem ligação direta com
os apóstolos de Cristo, sendo ela a guardiã da doutrina ensinada por eles e por
Cristo, sem lhe inculcar qualquer mudança. Se ela quisesse mesmo agir contra a
ordem divina, teria adulterado a bíblia nas passagens em que há a condenação
das imagens.
Na Bíblia católica – pois a Bíblia protestante não contem
sete livros relativos ao velho testamento - o livro de sabedoria condena como
nenhum outro a idolatria (Sb 13-15). Não poderia a igreja repudiar o livro como
fizeram os protestantes?
Na sagrada escrituras há outras passagens que condena a
confecção de imagens como, por exemplo: Lv 26,1; Dt 7,25; Sl 97,7 e etc. Mas
também há outras passagens que defendem sua confecção como Ex 25,17-22; 37,7-9; Num 21,8-9; 1Rs 6,23-29.32; 7,26-29.36 8,7; 9,1-3;. 1Cr 28,18-20; 2Cr 3,7,10-14; 5,8; 1Sm 4,4 e etc.
pode Deus infinitamente perfeito entrar em contradição consigo mesmo? É claro
que não. E como podemos Explicar esta aparente contradição na Bíblia?
Isto é muito simples de ser explicado, Deus condena a
idolatria e não a confecção imagens.
Quando objetivo da imagem é de representar, ou ser ídolo que vai roubar
a adoração devida somente a Deus, ela abominável. Porém quando é utilizada ao
serviço de Deus, no auxilio á adoração a Deus, ela é uma benção, Vejamos os
textos abaixo:
Não fara para ti imagens de esculturas, nem alguma semelhança
do que há em cima no céus, nem embaixo da terra . não te encurvarás a elas nem
as servirás; porque eu, o senhor teu Deus, sou zeloso, que visito a maldade dos
pais nos filhos até a terceira geração daqueles que me aborrecem. “ (Ex 20,4-5)
note que nesta passagem a função da imagem é roubar a adoração devida somente a
Deus.
O texto bíblico condena confecção da imagem porque ela está roubando
culto de adoração ao senhor. A existência deste mandamento se deve pelo fato do
povo Judeu ser inclinado á idolatria, por ter vivido no Egito que era uma nação
idolatra e por estar cercada de nações pagãs, que não adoravam a Deus, e que construíam seus próprios deuses. Deus
quer dizer aqui “não construam deuses para vocês, pois Eu sou o Deus único e
verdadeiro”.
Farás também dois querubins . de ouro; de batido os farás, nas
extremidades de uma parte, e outro querubins na extremidade de outra
parte; de uma só peça com o
propiciatório fareis os querubins nas duas extremidades delem ”( Ex 25,18-19)
Neste versículo, Deus ordena a Moisés que construa duas
imagens de querubins que serão colocadas em cima da arca da aliança, onde
estavam as tabuas da lei, dos dez mandamentos.
Veja que os querubins aqui não
são objetos de adoração, mas de ornamentação da arca. Salomão também manda
construir dos querubins de madeira, que serão colocados no altar para enfeitar
o templo (1Rs 6,23-29)
Para deixar mais claro ainda a proibição e a permissão das
imagens sacras, vejamos os próximos versículos:
"E disse o senhor a Moisés: fazer uma serpente ardente e põe-na
sobre uma haste; e será que viverá todo mordido que olhar para ela. E Moisés
fez uma serpente de metal e coloca-la sobre uma haste; era que, mordendo alguma
serpente a alguém, olhava para serpente de metal e ficava vivo. “ (Num 21,8-9).
Este {Ezequias} tirou os altos, que quebrou as estatuas, e
deitou abaixo os bosques e fez em pedaços a serpente de metal que Moisés
fizera, porquanto até aquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso e
lhe chamavam Neustã. “(2Rs 18,4).
Note que no primeiro texto de Num 21,8-9, Deus não permitiu o uso da imagem, como
também a utiliza para o seu serviço; e a transforma em objeto de benção para seu povo,
sinal de seu amor por Israel.
E no segundo texto de 2Rs 18,4 a mesma serpente de metal que
outrora foi construída por Moisés, é repudiada por Deus. Tornou-se objeto de adoração, pois os filhos
de Israel lhe queimavam Deram a ela seu culto somente a Deus. A serpente perdeu como nos mostra o texto, o
seu sentido original, porque os filhos de Israel não obedeceram a voz do
senhor, seu Deus; antes, transpassaram seu concerto; e tudo quando Moisés,
servo do senhor, tinha ordenado, nem o ouviram nem o fizeram ”(2Rs 18,12).
Aí
fica mais que claro que Deus não condena o uso das imagens sacras e sim a
idolatria. É bom lembrarmos que há muitas outras formas de idolatrias, como o
amor ao dinheiro, aos bens materiais, etc, que substituem o amor que devemos
ter somente por Deus.
A sagrada tradição da igreja, sempre assistida pelo o
Espirito Santo ( cf. Jo 14,15.25; 16,12-13) sempre reconheceu o valor
pedagógico e psicológico das imagens como um auxilio para a vida de oração o Papa são Gregório magno, doutor da igreja, escreveu:
"Tu não quebrar o que foi colocados nas igrejas não para ser
adorado, mas simplesmente para ser venerado. Uma coisa é adorar uma imagem, a
quem se dirigem as tuas preces. O que as escrituras é para aqueles que sabem
ler, a imagem o é para os ignorantes; mediante essas imagens aprendem o caminho
a seguir. A imagem é o livro daqueles que não sabem ler".
Lutero disse em 1528:
“Tenho como algo deixado a livre escolha as imagens, os
sinos, as vestes litúrgicas... e coisas semelhantes. Quem não os quer, deixe-os
de lado, embora as imagens inspiradas pela escrituras e por historias
edificantes me pareçam muitos úteis... nada tenho comum com os iconoclastas (
quebradores de imagens)”
As imagens sempre foram usadas por Jesus e os apóstolos como
instrumentos eficazes e reveladoras da realidade invisível: para anunciar o
reino de Deus usaram imagens de lírios, pássaros, sal, luz, etc., coisa que
estimulavam a compreensão do abstrato através de imagens retiradas do mundo
concreto. São Paulo também ensina que Deus invisível tornou-se visível em Jesus
Cristo (cf. Cl 1,15).
É relevante notar que já nas antigas catacumbas de Roma, os
antigos cemitérios cristãos, encontram-se diversos afrescos geralmente
inspirados pelo texto bíblico: Noé salvo das águas do diluvio, os três jovens
cantando na fornalha, Daniel na coa dos Leões, os pães e os peixes restantes da
multiplicação efetuada por Jesus, o peixe (lchthys) que simbolizava o Cristo...
Note que esses cristãos dos primeiros séculos ainda estão
debaixo da perseguição dos romanos. E
elas faziam imagens e pintavam figuras. Será que eram idolatras por isso? É
logico que não, eles morriam as vezes mártires exatamente para não praticarem a
idolatria, reconhecendo césar como Deus e lhe queimando incenso. Ora, se os
nossos mártires usavam figuras pintadas, é claro que elas são legitimas.
André Farias é o fundador da Comunidade Católica Renascidos em Cristo e Membro da RCC de Belo Jardim-PE. Pregador, Escritor e Compositor.
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