segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Deus Proíbe a confecção de imagens?



Autor: André Farias


Muitas vezes andando nas ruas encontramos pessoas vestidas com ternos e com uma Bíblia na mão, ensinando que usar imagem em igreja é idolatria. Por esse motivo costumam chamar os católicos de idólatras, isto é, adoradores de ídolos, que quer dizer adoradores de falsos deuses.  E ainda acusam a igreja Católica de ensinar a adoração destas imagens.

Os protestantes encaram o uso das imagens sacras como um insulto ao mandamento divino que consta em Ex 20,4 que proíbe a confecção delas. A igreja católica sempre defendeu o uso das imagens. Estaria a igreja católica desobedecendo a ordem divina em Ex. 20,4?

A igreja católica é a única igreja que tem ligação direta com os apóstolos de Cristo, sendo ela a guardiã da doutrina ensinada por eles e por Cristo, sem lhe inculcar qualquer mudança. Se ela quisesse mesmo agir contra a ordem divina, teria adulterado a bíblia nas passagens em que há a condenação das imagens.

Na Bíblia católica – pois a Bíblia protestante não contem sete livros relativos ao velho testamento - o livro de sabedoria condena como nenhum outro a idolatria (Sb 13-15). Não poderia a igreja repudiar o livro como fizeram os protestantes?

Na sagrada escrituras há outras passagens que condena a confecção de imagens como, por exemplo: Lv 26,1; Dt 7,25; Sl 97,7 e etc. Mas também há outras passagens que defendem sua confecção como Ex 25,17-22;  37,7-9; Num 21,8-9; 1Rs 6,23-29.32;  7,26-29.36 8,7; 9,1-3;. 1Cr 28,18-20; 2Cr 3,7,10-14;  5,8; 1Sm 4,4 e etc. pode Deus infinitamente perfeito entrar em contradição consigo mesmo? É claro que não. E como podemos Explicar esta aparente contradição na Bíblia?

Isto é muito simples de ser explicado, Deus condena a idolatria e não a confecção imagens.  Quando objetivo da imagem é de representar, ou ser ídolo que vai roubar a adoração devida somente a Deus, ela abominável. Porém quando é utilizada ao serviço de Deus, no auxilio á adoração a Deus, ela é uma benção, Vejamos os textos abaixo:

Não fara para ti imagens de esculturas, nem alguma semelhança do que há em cima no céus, nem embaixo da terra . não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o senhor teu Deus, sou zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até a terceira geração daqueles que me aborrecem. “ (Ex 20,4-5) note que nesta passagem a função da imagem é roubar a adoração devida somente a Deus. 

O texto bíblico condena confecção da imagem porque ela está roubando culto de adoração ao senhor. A existência deste mandamento se deve pelo fato do povo Judeu ser inclinado á idolatria, por ter vivido no Egito que era uma nação idolatra e por estar cercada de nações pagãs, que não adoravam a Deus, e  que construíam seus próprios deuses. Deus quer dizer aqui “não construam deuses para vocês, pois Eu sou o Deus único e verdadeiro”. 

Farás também dois querubins . de ouro; de batido os farás, nas extremidades de uma parte, e outro querubins na extremidade de outra parte;  de uma só peça com o propiciatório fareis os querubins nas duas extremidades delem ”( Ex 25,18-19)
Neste versículo, Deus ordena a Moisés que construa duas imagens de querubins que serão colocadas em cima da arca da aliança, onde estavam as tabuas da lei, dos dez mandamentos. 

Veja que os querubins aqui não são objetos de adoração, mas de ornamentação da arca. Salomão também manda construir dos querubins de madeira, que serão colocados no altar para enfeitar o templo (1Rs 6,23-29)
Para deixar mais claro ainda a proibição e a permissão das imagens sacras, vejamos os próximos versículos:

"E disse o senhor a Moisés: fazer uma serpente ardente e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo mordido que olhar para ela. E Moisés fez uma serpente de metal e coloca-la sobre uma haste; era que, mordendo alguma serpente a alguém, olhava para serpente de metal e ficava vivo. “ (Num 21,8-9).

Este {Ezequias} tirou os altos, que quebrou as estatuas, e deitou abaixo os bosques e fez em pedaços a serpente de metal que Moisés fizera, porquanto até aquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso e lhe chamavam  Neustã. “(2Rs 18,4).

Note que no primeiro texto de Num 21,8-9, Deus  não permitiu o uso da imagem, como também a utiliza para o seu serviço; e a transforma em objeto de benção para seu povo, sinal de seu amor por Israel.

E no segundo texto de 2Rs 18,4 a mesma serpente de metal que outrora foi construída por Moisés, é repudiada por Deus.  Tornou-se objeto de adoração, pois os filhos de Israel lhe queimavam Deram a ela seu culto somente a Deus.  A serpente perdeu como nos mostra o texto, o seu sentido original, porque os filhos de Israel não obedeceram a voz do senhor, seu Deus; antes, transpassaram seu concerto; e tudo quando Moisés, servo do senhor, tinha ordenado, nem o ouviram nem o fizeram ”(2Rs 18,12). 

Aí fica mais que claro que Deus não condena o uso das imagens sacras e sim a idolatria. É bom lembrarmos que há muitas outras formas de idolatrias, como o amor ao dinheiro, aos bens materiais, etc, que substituem o amor que devemos ter somente por Deus.

A sagrada tradição da igreja, sempre assistida pelo o Espirito Santo ( cf. Jo 14,15.25; 16,12-13) sempre reconheceu o valor pedagógico e psicológico das imagens como um auxilio para a vida de oração o Papa são Gregório magno, doutor da igreja, escreveu:

"Tu não quebrar o que foi colocados nas igrejas não para ser adorado, mas simplesmente para ser venerado. Uma coisa é adorar uma imagem, a quem se dirigem as tuas preces. O que as escrituras é para aqueles que sabem ler, a imagem o é para os ignorantes; mediante essas imagens aprendem o caminho a seguir. A imagem é o livro daqueles que não sabem ler".

    Lutero disse em 1528:

“Tenho como algo deixado a livre escolha as imagens, os sinos, as vestes litúrgicas... e coisas semelhantes. Quem não os quer, deixe-os de lado, embora as imagens inspiradas pela escrituras e por historias edificantes me pareçam muitos úteis... nada tenho comum com os iconoclastas ( quebradores de imagens)”

As imagens sempre foram usadas por Jesus e os apóstolos como instrumentos eficazes e reveladoras da realidade invisível: para anunciar o reino de Deus usaram imagens de lírios, pássaros, sal, luz, etc., coisa que estimulavam a compreensão do abstrato através de imagens retiradas do mundo concreto. São Paulo também ensina que Deus invisível tornou-se visível em Jesus Cristo (cf. Cl 1,15).

É relevante notar que já nas antigas catacumbas de Roma, os antigos cemitérios cristãos, encontram-se diversos afrescos geralmente inspirados pelo texto bíblico: Noé salvo das águas do diluvio, os três jovens cantando na fornalha, Daniel na coa dos Leões, os pães e os peixes restantes da multiplicação efetuada por Jesus, o peixe (lchthys) que simbolizava o Cristo...


Note que esses cristãos dos primeiros séculos ainda estão debaixo da perseguição dos romanos.  E elas faziam imagens e pintavam figuras. Será que eram idolatras por isso? É logico que não, eles morriam as vezes mártires exatamente para não praticarem a idolatria, reconhecendo césar como Deus e lhe queimando incenso. Ora, se os nossos mártires usavam figuras pintadas, é claro que elas são legitimas. 


 

André Farias é o fundador da Comunidade Católica Renascidos em Cristo e Membro da RCC de Belo Jardim-PE. Pregador, Escritor e Compositor.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário