quinta-feira, 28 de maio de 2015

O que é ser Católico?


Você já se perguntou: " o que é ser Católico?" esta reflexão nos dias de hoje parece estar cada vez mais rara. Ser católico não é ser como por exemplo um jogador de futebol, um dia está em um time e depois de um está jogando para outro. é preciso sabermos termos convicção do porque se é Católico. Buscar compreender a raiz e a essência do catolicismo. a catequese tem por responsabilidade transmitir e construir um conhecimento sobre a fé em Jesus Cristo e sua igreja. O padre Joãozinho vai nos dar uma explicação sobre o ser Católico.

"Jesus tem todo poder: devemos anunciá-lo a todos os povos, guardar todo o ensinamento Dele na certeza de que estará todos os dias conosco. Essa ordem de Cristo foi levada muito a sério pelos discípulos. Em gregos, a expressão “de acordo com o todo” pode ser traduzida por Kat-holon. Daí vem a palavra Católico” (em grego katholikos). Ao longo dos primeiros e segundo século, os seguidores de Jesus Cristo começaram a ser reconhecidos como Cristãos e católicos. As duas palavras eram utilizadas indistintamente. Ser católico já significava ser plenamente cristão. O catolicismo, portanto, é o cristianismo na sua totalidade. É a forma mais completa de obedecer ao mandato do mestre antes de sua volta para o Pai. O mesmo mantado pode ser lido no evangelho de Marcos 16,15: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda criatura”. Há, portanto uma catolicidade vertical, que é ter o Cristo todo, ou seja, ser discípulo; e uma catolicidade horizontal, que é levar o cristo a todos, ou seja, ser missionário. Isso é ser Católico : totalmente discípulo, totalmente missionário, totalmente cristão!

O termo católico se tornou mais popular a partir de santo Inácio de Antioquia ( discípulo de são João ) pelo ano 110 d.c. pode significar tanto a universalidade da igreja como a sua autenticidade. Quase na mesma época, são Policarpo utilizava o termo católico também neste dois sentidos. São João Cirilo de Jerusalém 315-386, bispo e doutor da igreja, dizia: A igreja é católica porque está espalhada por todo mundo; ensina em plenitude toda a doutrina que a humanidade deve conhecer, conduz toda humanidade à obediência religiosa; é a cura universal para o pecado e possui todas as virtudes ( Catechesis 18:23)

Veja que já estão bem claros os dois sentidos de católico como universal e ortodoxo. Durante mil anos, os dois significados estiveram unidos. Mas por volta do ano 1000 aconteceu um grande cisma que dividiu a Igreja em Ocidental e Oriental. A igreja Ocidental continuou a ser denominada católica e a igreja do Oriente adotou o adjetivo Ortodoxa. Na raiz, as duas palavras rementem ao mesmo significado original de igreja autêntica.

A igreja católica reconhece que cristãos de outra igrejas podem ter o batismo válido e possuir sementes da verdade em sua fé. Porém, sabe que apenas ela conserva e ensina, sem corrupção.  Toda doutrina apostólica e possui todos os meios de salvação.

Devemos viver e promover a sensibilidade ecumênica, favorecendo a fraternidade com os irmãos que pensam ou vivem a fé cristã de um modo diferente. Mas isso não significa abrir mão de nossa catolicidade."

Nenhum comentário:

Postar um comentário