DO sermão de Santo Atanásio, Bispo, sobre a encarnação do Verbo
Motivos, porém, por Sua
misericórdia para conosco, manifestou-se abertamente a nós. Via o gênero humano
perecer e a morte a dominá-lo pela corrupção; via nossa ruína confirmada pela
ameaça e sentença de Deus contra o pecado, e que era absurdo anular-se a lei
antes de ser cumprida, embora não fosse conveniente destruir o que Ele mesmo
criara. Notava também que a malicia dos homens ultrapassava a medida, sempre
crescendo para seu próprio dano, a ponto de se tornar intolerante. Finalmente,
constatava que todos os homens eram réus de morte.
Compadeceu-se, então, da
enfermidade de nossa raça, comoveu-se com nossa corrupção, e não quis que a
morte reinasse sobre nós. Por isto, para que não parecesse o que fora criado e
não se tornasse inútil a obra do Pai ao formar o homem, assumiu um corpo
semelhante ao nosso, pois não desejou apenas encarnar-se, nem somente aparecer
; se apenas desejasse ser visto, poderia assumir um corpo mais perfeito; mas
quis assumir o nosso. E não de qualquer modo, mas tomando-o de uma Virgem
intacta e incorrupta, que não conhecesse homem e não dependesse de união
carnal.
O Onipresente e autor de todas as
coisas construiu na Virgem Maria um templo para si, isto é, um corpo, fazendo
dele como um instrumento, no qual se manifestasse e habitasse. Assim, assumindo
um corpo semelhante ao nosso, sujeito à corrupção da morte, com suma bondade o
ofereceu por todos nós ao Pai, afim de que fosse abolida, para todos os que
nele morressem, a lei da corrupção promulgada contra os homens, uma vez vencida
a sua força no corpo do Senhor e já não valendo contra os homens. E ainda para
tornar incorruptíveis os que haviam recaído na corrupção, chamando-os de novo
da morte à vida, e destruindo neles a morte, como palha consumida pelo fogo, em
virtude do corpo que assumira e da graça da ressurreição.
Entregando à morte o
corpo que assumira, como hóstia e vitima pura de qualquer mancha, expulsou a
morte de todos os seus semelhantes, pelo sacrifício oferecido por eles. Sendo o
Verbo de Deus superior a todos, consagrou e ofereceu por todos o instrumento e
templo do seu corpo, resgatando a vida de todos, pela promessa da ressurreição,
e tornando-os incorruptíveis, por direito e merecimento.
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