terça-feira, 19 de junho de 2018

O mantra diário que me ajuda a lidar com o medo e a insegurança


Por: Anna O'Neil

GIRL NATURE

Você provavelmente já ouviu esse clichê um milhão de vezes... mas aqui está como realmente fazer funcionar para você

Eu nunca gostei muito desta frase, mas é hora de eu admitir que “acreditar em mim mesma” está me ajudando a lidar com o medo e a insegurança.

Outro dia eu puxei minha antiga máquina de costura com teias de aranha para fazer algumas cortinas – sobre o projeto mais simples que existe. Eu estava na metade da costura quando a máquina começou a fazer um barulho alto o suficiente que poderia acordar os dois garotos (o que seria catastrófico), então parei.

Levantei-me para ligar para o meu marido. Ele estava trabalhando no carro. Máquinas são seu domínio, certo? Então, estranhamente, parei. Eu pensei: “Espere, aposto que isso só precisa de óleo. Deixe-me pelo menos dar uma olhada. Eu virei a máquina, enfiei uma chave de fenda, usei um pincel velho para lubrificar quaisquer partes móveis que eu pudesse alcançar – e, milagre dos milagres, de repente estava funcionando! Foi quando percebi que, por mais embaraçoso que fosse, “acreditar em si mesma” seria o meu novo mantra.

Desde então isso é o que eu digo a mim mesma sempre que me deparo com algo intimidante. Uma grande parte da minha vida me assusta, então tem sido um grande negócio. Quando estou tendo uma discussão e sou tentada a desistir de tentar me explicar e recuar, eu penso: “acredite em si mesma!”. Quando eu estou arrancando meu cabelo porque eu continuo gritando com meu filho, e estou prestes a colocá-lo na frente da TV, em vez de fazer mais um esforço, eu penso: “acredite em si mesma, garota!”.

Eu sei que acreditar em si mesmo não garante sucesso, mas a frase me lembra de que o sucesso é possível – e que vale a pena tentar. Dessa forma, está me dando mais esperança. Afinal, se eu nem acho que vale a pena tentar, nunca vou progredir.

Mais do que esperar, porém, acreditar em mim mesma está me lembrando de ser corajosa. Sim, eu posso falhar. Eu posso estragar a máquina de costura, posso acabar parecendo estúpida, posso perder a paciência mais uma vez, apesar de todas aquelas boas intenções. O fracasso é realmente assustador. Mas, coragem não significa não ter medo – significa não deixar que seu medo te impeça de fazer o que você precisa fazer.

Ter uma frase rápida que resume uma ideia importante é incrivelmente útil. Há uma razão pela qual os alcoólatras em recuperação usam todos esses slogans vigorosos. Com um pouco de prática eles surgem em sua mente a tempo de ajudar quando você se depara com uma escolha importante. Então, quando estou tentada a desistir antes mesmo de começar, é quando estou feliz em ter a frase no meu arsenal. Pode ser um clichê, mas é o lembrete curto e doce de que posso superar meu medo e fazer uma tentativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário