domingo, 17 de março de 2019

5 dicas para rezar juntos como casal


Por: Carissa Pluta

BIBLE READING

Quando você começar esta prática, não vai querer parar, porque os benefícios são enormes

Meu marido e eu somos o que costumamos chamar de “católicos profissionais”. Trabalhando como missionários no campus da faculdade, somos incrivelmente abençoados por ter missa e oração e ler as escrituras todos dias. Nós experimentamos – principalmente através de tentativa e erro – que ter uma rica vida de oração é uma necessidade, não apenas para o nosso trabalho, mas também para o nosso casamento e vida doméstica.

Mas muitos casais hoje não sabem como começar a rezar juntos. Não precisa ser complicado, soar como o Cântico dos Cânticos da Bíblia, ou envolver um elaborado espaço sagrado. Apenas requer que vocês estejam comprometidos em crescer em sua vida espiritual um com o outro.

Aqui estão as minhas cinco melhores dicas para rezar como casal:

Coloque na sua agenda

A oração é a coisa mais importante que você pode fazer por si e por seu relacionamento, então por que não agendar isso em sua semana? Para algumas pessoas, faz sentido rezar à mesma hora todos os dias – de manhã, depois do jantar, antes de se sentar e ver televisão à noite. Mas se o seu horário mudar drasticamente de um dia para o outro, reserve um tempo no início de cada semana e encontre um horário. Coloque-o no seu calendário, no seu telefone, no seu planejador, onde quer que você o veja. Este tempo não deve ser negociável. Não apenas o agendamento em seu dia aumenta a probabilidade de você se comprometer com isso, mas a regularidade gera hábito.

Comece pequeno

Não pule direto para um turno de adoração de três horas desde o início. Tente um mistério do Terço. Ou talvez considere participar de uma missa extra por semana. Estabeleça metas realistas e realizáveis ​​com seu parceiro e, em seguida, comprometa–se totalmente com elas. Mas também não tenha medo de se desafiar. Um terço por semana provavelmente não é muito difícil; em vez disso, tente rezar um rosário completo ou um terço por dia.

Fale sobre sua vida de oração

Assim como em tudo o que você faz em conjunto, a comunicação é fundamental. Intencionalmente fale sobre sua vida de oração com seu cônjuge, noivo(a) ou namorado(a). Pergunte-lhe sobre sua vida de oração: “O que Jesus tem dito a você recentemente?”. Então ouça e esteja aberto para compartilhar suas experiências em oração. É uma excelente maneira de se aproximar de seu parceiro e também ajuda você a descobrir a direção que deve seguir juntos.

Não critique os clássicos

As pessoas tendem a complicar demais a ideia de oração. Mas a Igreja nos dá literalmente centenas de orações que podem ser usadas para a devoção pessoal. Não consegue pensar em uma maneira “criativa” de rezar como um casal? Experimente o Rosário, Lectio Divina, um exame de consciência. Mesmo participar da missa dominical é uma excelente maneira de orar com seu cônjuge, noivo ou outra pessoa significativa. Aprovente uma ou várias orações já existentes na tradição da Igreja.

Deixe o Espírito Santo guiá-los

Enquanto conversávamos sobre o que estávamos ouvindo em oração, meu marido e eu percebemos que nós dois tínhamos o desejo de orar mais com as escrituras. Então, começamos a fazer a Lectio Divina como casal duas vezes por semana; e quando percebemos como era proveitoso, começamos a fazer isso diariamente.

Quando se trata de orar juntos como um casal, esteja aberto ao movimento do Espírito Santo e esteja disposto a ser adaptável. Não tenha medo de mudar de direção e tentar algo novo, ou até mesmo um pouco não convencional. Peça a Deus para tornar o seu tempo juntos proveitoso e Ele fará.


Nenhum comentário:

Postar um comentário