segunda-feira, 25 de maio de 2020

ORAÇÕES - DIANTE DE JESUS CRUCIFICADO



Meditar diante da cruz - Opus Dei

Transpassai, Senhor Jesus, a minha alma com o seu divino olhar,

olhar de bondade, para que ela se entregue toda ao vosso desejo.

Que eu vos procure em vossos altares e deseje morrer para estar convosco.

Fazei que minh´alma tenha fome de vós, pão dos anjos, refeição das almas santas,

pão nosso de cada dia, infinitamente substancioso e rico de suave sabor.

Vós, que os anjos anseiam contemplar, sede sempre o alimento do meu coração.

Que a doçura do vosso sabor satisfaça os desejos de minha alma.

Que eu tenha sempre sede de vós, ó fonte de vida, fonte da sabedoria e ciência,

fonte de luz eterna, fonte da felicidade e da riqueza da CASA DE DEUS.

Que eu vos deseje, procure e encontre, e tudo faça para louvor e glória do vosso nome!

Senhor, sede sempre a minha ESPERANÇA e meu REFÚGIO, minha HERANÇA e meu TESOURO,

onde eu me apóie com todas as forças da minha inteligência e do meu coração. Amém.

Reflexões de uma consagrada à Virgem Maria


Talita Rodrigues

JAK ZOSTAĆ DZIEWICĄ KONSEKROWANĄ

“Escolher a consagração à Santíssima Virgem é escolher um caminho incrível para o coração de Jesus”

Sou consagrada a Nossa Senhora faz cerca de 4 anos. Todos nós sabemos que a consagração é um compromisso sério e diário. Contudo, também sabemos  o quão humanos nós somos, e o quão fracos e frágeis ficamos diante de alguma dificuldade ou adversidade da nossa história de vida. E acreditem, a Virgem Maria nos é fiel, mesmo quando não conseguimos ser fiéis neste compromisso com ela.

Escolher a consagração à Santíssima Virgem é escolher um caminho incrível para o coração de Jesus. É por meio dela que chegamos ao coração de Jesus Cristo e é por meio dela que criamos intimidade com Ele.

Estes dias, expus minha opinião em uma publicação ao ver um irmão de outra religião dizer que isso não passa de uma mera adoração a imagens, e que atribuímos a Maria um poder que Ela não tem – o poder de realizar milagres.  Expliquei a ele, que Maria não precisa ter super-poderes para que eu possa amá-la com todo o coração. Expliquei também que a Virgem Maria não realiza milagres, contudo é Ela quem intercede junto ao Seu Filho, Jesus, e junto a Deus Pai pelos nossos milagres, para que eles aconteçam em nossas vidas, assim como nas bodas de Caná. É dela que o demônio corre! É ela quem teve uma espada que transpassou sua própria alma ao ver o Seu Filho pregado em uma Cruz, para a nossa salvação. Na Cruz, Jesus Cristo disse: “Mulher, eis aí o filho. Filhos, eis aí a Tua Mãe”.

Para mim, tem sido uma honra tê-la como Mãe, e contar a ela todos os dias sobre aquilo que eu trago no mais íntimo do meu coração. Tem sido uma honra, muitas vezes, não honrar com meu compromisso diário durante estes 4 anos, e mesmo assim, tê-la ali, sempre pronta para me escutar e para interceder pelos meus milagres.

Se você não acredita na Virgem Maria, se você deixa sair de sua boca palavras ofensivas sobre ela, lembre-se destas minhas palavras no dia em que o Seu Imaculado Coração triunfar: “Temos uma advogada fiel, temos uma intercessora que leva até o Seu Filho Jesus os nossos milagres. Temos uma Mãe, que jamais nos deixará órfãos, e temos uma Mãe que nos prometeu que o Seu Imaculado Coração triunfará!”. Sou toda tua, Maria!

Por acaso não está acontecendo o que São Charbel disse?


Redação da Aleteia


Vinte anos atrás, um engenheiro nuclear libanês teve uma visão do santo e afirma ter recebido esta mensagem dele

O Oriente Médio não foi poupado da Covid-19, muito pelo contrário. Com a disparada da dívida pública e do déficit, uma crise econômica já grande, uma situação política difícil e centenas de milhares de refugiados sírios sobrevivendo como podem nos campos de todo o país, faltava ao Líbano apenas a chegada do coronavírus. E o que dizer sobre o Irã, Iraque, Síria, em situação ainda pior.

Durante esse período, a devoção a São Charbel, o eremita maronita mais famoso do mundo, cujo santuário é um importante centro de peregrinação, aumentou entre os cristãos do Oriente Médio.

Reunimos abaixo parte do conteúdo de uma mensagem que São Charbel teria dado a Raymond Nader, engenheiro nuclear e atualmente CEO da Telelumiere, a primeira estação de TV cristã no Líbano.

Sabe-se que Raymond Nader teve uma visão do santo, que teria marcado com a mão o braço de Nader, como um sinal da autenticidade de sua visão.

Eis um trecho da mensagem que Raymond Nader afirma ter recebido de São Charbel:

O caminho do seu calvário é longo, e a cruz de Cristo neste Oriente também é a cruz de vocês.

Os próximos anos serão difíceis como difícil é a cruz. A violência enche a terra, todos caem sob o peso do medo, e a tristeza enche os corações… mas vocês permaneçam na fé.

Tomem a cruz de Cristo com alegria e coragem, e não pensem naqueles que zombam de vocês por isso… a história da salvação está escrita com as lágrimas da conversão e da oração. E só os fiéis corajosos pela fé têm essas lágrimas.

Tomem a cruz e sigam os passos de Jesus, e Maria estará com vocês exatamente como ela estava ao lado Dele. E toda vez que vocês se sentirem magoados, ofereçam-no às feridas de Jesus. Toda vez que forem perseguidos, levantem-se novamente e digam: para sua glória, Jesus.

Sua fraqueza deve ser superada e não deve ser a causa de arrependimentos. Quando vocês carregarem a cruz de Jesus, superarão a fraqueza, o cansaço não os derrotará, e vocês caminharão com paciência, firmeza e silêncio. E quando vocês chegarem, sua alegria será imensa e será mil vezes maior do que qualquer cansaço experimentado ao longo do caminho.

A face da terra mudará, mas vocês mantenham a face de Cristo.

Fronteiras e sistemas humanos desaparecerão, novos surgirão, e os povos cairão sob seu peso. Mas vocês, que seu amor não tenha limites, e que sua comunidade seja a Igreja, e que sua lei seja o Evangelho.

Sejam vocês a dirigir este barco no meio do mar agitado, que seus corações sejam oásis de paz para os perdidos, os abandonados e aos sem-teto.

Ao rezarem, peçam misericórdia e espalhem o amor na terra.

Rezem pelos corações duros e as mentes obscuras. Não tenham medo, porque no final a luz de Cristo brilhará e o sinal da cruz e da Igreja também brilhará.

Permaneçam na fé em Jesus e não tenham medo, e confiem no Deus da ressurreição.

sábado, 16 de maio de 2020

Coronavírus: A imunidade da humanidade!


O combate ao vírus inicia-se com um sistema imunológico "em dia". Alimentação equilibrada, sono regular e atividade física são essenciais


Por Eduardo Rauen / veja.abril.com.br


Sistema imunológico


Em tempos de pandemia do novo coronavírus ou Covid-19, muitos assuntos vêm sendo colocados em pauta na mídia e em especial nas redes sociais. Os temas são os mais variados, inclusive alguns têm virado memes na internet, como as dietas de “engorda” em tempos de quarentena com a restrição de saídas das residências.

O que muito tem se falado nesse período é o fato de que o confinamento se resume em acordar, comer e dormir. Como sabemos, praticamente todos os estados brasileiros decretaram a chamada “quarentena” que previa a redução da mobilidade social, funcionando somente os chamados serviços essenciais. Isso fez com que escolas fechassem, clubes, academias, restaurantes etc.

Muitas pessoas com medo de circular pela cidade e eventualmente serem contaminadas e levar o vírus para dentro de seu lar, simplesmente fecharam-se entre quatro paredes, decretando o “ninguém entra e ninguém sai”, considerando o apelo do #FiqueEmCasa. E isso fez com que muitas pessoas mudassem totalmente a sua rotina, em especial, a dos filhos, da comida e do exercício físico.

Encurtou-se a distância entre o quarto e a cozinha! Esse trajeto passou a ser o mais concorrido dentro de casa. A cozinha ficou muito mais interessante do que nunca. Isso porque os medos, incertezas, angústias, nervosismo, preocupação e todos aqueles sentimentos dos mais variados possíveis tomaram o lugar do foco, da disciplina, da rotina, da vida normal.

Esse novo vírus chegou ao Brasil em fevereiro de 2020 e passadas algumas semanas foi possível entender como ele se comporta; assim como, entender quais os sintomas da doença, os grupos de risco, quais os cuidados que devemos ter. Enfim, muitas coisas foram possíveis entender, porém, nem tudo ainda está bem definido.


Pois bem! Enquanto os cientistas procuram descobrir uma vacina ou um remédio capaz de curar ou amenizar os efeitos devastadores da Covid-19, muitas pessoas relatam a grande dificuldade que está sendo a mudança da rotina, em especial com a alimentação e o exercício físico.

Grupos de risco

Sabemos que além da idade acima de 60 anos, pessoas com algumas comorbidades também fazem parte do grupo de risco, como pacientes hipertensos, com problemas cardíacos, diabetes tipo 1 e 2, doenças cardiopulmonares, imunossuprimidos e pacientes obesos, dentre outros. Isso mesmo, o paciente obeso faz parte do grupo de risco e, portanto, merece muita atenção nessa fase de isolamento e possível descuido com a alimentação.

Falamos incansavelmente que a mudança de hábito é a premissa para uma qualidade de vida e diminuição de doenças. A obesidade é um fator de risco para uma série de doenças, como hipertensão, diabetes, problemas cardiovasculares, além de aumento de alguns tipos de câncer. Então, quando falamos que a obesidade é uma doença crônica e deve ser tratada com muita atenção, isso deve ser levado muito a sério não só pela população em geral mas pelo sistema de saúde como um todo.

Para aqueles que enfrentam essa batalha diária e sem um prazo certo para acabar, saiba que a alimentação equilibrada e o exercício físico regular nesse momento são os pontos chaves para a manutenção da saúde e da imunidade. Quando o sistema imune é exposto a um determinado patógeno, células chamadas linfócitos B o reconhecem e induzem a produção de anticorpos, complexos moleculares que atacam os invasores.

Como manter o sistema imunológico “em dia”

O combate ao vírus inicia-se com um sistema imunológico “em dia”, ou seja, pronto para impedir que a presença do vírus se alastre e tome conta do organismo a ponto de deixá-lo incapaz de reagir ou reagir de forma ineficaz. Sendo assim, nesse momento de pandemia, não é hora de realizarmos dietas muito restritivas, ou seja, dietas com muito pouca caloria, nem a retirada de grupos alimentares, porque essa atitude pode ocasionar uma queda no sistema imune. O correto nessa hora é a alimentação equilibrada.

Muito se fala em repor vitaminas para “melhorar” o sistema imunológico, e também como forma de prevenção da infecção pelo vírus. Importante ressaltar que tomar vitaminas não diminui a chance de infecção. O que se sabe é que pacientes com vitaminas abaixo do normal podem ter uma resposta imunológica diminuída. Por isso, nada de sair tomando vitaminas por aí sem o acompanhamento de um profissional de saúde.

Além disso, a prática de exercício físico melhora o sistema imunológico. Contudo, como qualquer substância, o que diferencia o remédio do veneno, é a dose. Sendo assim, nesse momento não é recomendado exercício físico extenuante, e sim exercícios de leve a moderado, evitando assim, que haja uma queda da imunidade.

Podemos sim nos exercitar dentro de nossas casas, com simples abdominais, agachamentos e flexão de braço. Os exercícios ao ar livre também são recomendados, em especial para que haja a exposição ao sol. Contudo, em locais onde o governo decretou a quarentena, recomenda-se evitar possíveis aglomerações em locais públicos como praças e parques.

Outra questão de suma importância para a manutenção da saúde é o gerenciamento do stress e o sono adequado. Digamos que gerenciar o stress nesse momento é um dos maiores desafios, porque os sentimentos de incerteza, preocupação, insegurança e futuro incerto estão à flor da pele, causando, inclusive, a perda do sono, consolo através dos alimentos, desânimo levando ao sedentarismo, desmoronando os pilares para uma vida saudável e desequilibrando também o sistema imunológico.

As medidas eficazes no combate ao coronavírus são os cuidados com a higiene pessoal como lavar as mãos, usar álcool em gel, ao tossir e espirrar cobrir com a mão ou braço, manter distância segura entre as pessoas, evitar aglomerações e também o cuidado especial aos pacientes do grupo de risco, os quais são mais vulneráveis para essa infecção.

Manter a saúde plena ajuda na pronta resposta imunológica. Porém, certamente o mais importante de tudo, enquanto aguardamos uma vacina, um remédio, é o que nós, como indivíduo, de forma singular, podemos fazer para que o coletivo seja protegido. Nessa hora, o espírito de solidariedade, de bom senso, de empatia ajuda e muito no combate ao inimigo invisível.



sexta-feira, 15 de maio de 2020

Cine D+ - Um Porto Seguro



SE EU NÃO TIVESSE AMOR EU NADA SERIA

As Cartas Pastorais - Estudos Bíblicos e Comentários

Em tempos de pandemia, o texto que Paulo escreveu aos cristãos de coríntios vai nos ajudar a suportar e a passar por este tempo de medo e sofrimento que o mundo anda sofrendo por causa do corona vírus. O que Paulo fala nos dar esperança e força, ao falar do amor que Cristo nos doa. Esse amor transformador, revolucionário, transcendental. O amor é a nossa maior necessidade. Todos nós que estamos expostos e submetidos à esse vírus, vamos vencer porque Deus estar no comando, só precisamos crer e amar como o apostolo Paulo amor. Disse Paulo ao escrever em sua carta aos coríntios  

"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.

E ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.

O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

O amor jamais acaba; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; porque, em parte conhecemos, e em parte profetizamos; mas, quando vier o que é perfeito, então o que é em parte será aniquilado. Quando eu era menino, pensava como menino; mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.

Porque agora vemos como por espelho, em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei plenamente, como também sou plenamente conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança, o amor, estes três; mas o maior destes é o amor.



quinta-feira, 14 de maio de 2020

Com cristãos confinados, governo da China continuou destruindo igrejas e cruzes


Redação da Aleteia


Nem o combate à covid-19 freou a implacável perseguição do Partido Comunista Chinês contra os cristãos no país

Mesmo durante a emergência sanitária provocada pela pandemia de covid-19, o Partido Comunista Chinês, que comanda o regime ditatorial do país, continuou implacável as demolições de igrejas e monumentos cristãos enquanto parte da população estava ou permanece em confinamento. A proibição de reuniões se tornou justificativa do governo para continuar e até intensificar o processo de fechamento forçado de templos e destruição de monumentos, sobretudo de cruzes.

O grupo de monitoramento China Aid registrou a demolição de mais uma igreja na cidade de Yixing, província de Jiangsu, em 11 de março.

Em 13 de março, a Irmandade Cristã Chinesa de Justiça documentou, em outro vídeo, o momento em que um guindaste arrancou a cruz de uma igreja de Guoyang, na província de Anhui.

Em uma igreja da cidade de Bengbu, província de Anhui, a cruz também foi removida no início de março de acordo com denúncias da International Christian Concern. Uma cristã local identificada apenas como “Yao” teria declarado a essa entidade que a remoção foi liderada pelo chefe do Departamento da Frente Unida local, órgão do Partido Comunista Chinês que regula assuntos religiosos.

Por outro lado, na província de Shandong, duas organizações alegadamente cristãs, mas geridas pelo governo, emitiram a ordem de que todas as pregações via internet sejam encerradas e que as igrejas não alinhadas ao governo sejam erradicadas. As duas organizações em questão são o Movimento Patriótico dos Três Autos e o Conselho Cristão da China.

Denúncias frequentes de perseguição anticristã por parte do Partido Comunista Chinês também são veiculadas detalhadamente e em chocante quantidade pela organização Bitter Winter, especializada em monitorar os ataques da China contra a liberdade religiosa.

Em plena pandemia, por exemplo, autoridades chinesas ofereceram dinheiro a quem denunciasse igrejas cristãs clandestinas.