quarta-feira, 4 de abril de 2018

Eremita Irmão Francisco

Resultado de imagem para Eremita Irmão Francisco

Sou um Eremita AUTÔNOMO “LEIGO” ou INDEPENDENTE, não gozo de privilégio canônico como consagrado pois não emiti votos públicos. Vivo como os eremitas diocesanos, a mesma vida espiritual, regra pessoal. Mas na obediência direta ao diretor espiritual, (mesmo assim sem ter nisso obrigação).

Todo eremita católico Apostólico Romano vive em estado de vida consagrada ou seja observa os três conselhos evangélicos: castidade em continência perfeita e celibatária, pobreza dentro da regra de vida aprovada de cada um, e obediência: o diocesano ao bispo, o monge ao abade ou prior e o leigo ao diretor espiritual.

O eremita leigo deve ser financeiramente independente ou viver da providencia, isso vai de acordo com a regra de cada eremita. Na minha regra de vida, vivo da providencia e também do trabalho. Existem os eremitas rurais e urbanos. Eu sou um eremita urbano que vive a vida monástica na cidade, em um isolamento unido com a comunhão na oração e nos atos comunitários.

Eu vivo em contato com outras pessoas para exercitar o amor cristão (a Deus e ao próximo) em que meus erros são apontados e assim eu possa vencer a minha autossuficiência

CITAÇÃO DO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA:

“Os eremitas nem sempre fazem profissão pública dos três conselhos evangélicos; mas, por meio de um mais estrito apartamento do mundo, do silêncio na solidão, da oração assídua e da penitência, consagram a sua vida ao louvor de Deus e à salvação do mundo. (Catecismo da igreja católica – 920).

Os eremitas manifestam o aspecto interior do mistério da igreja que é a intimidade pessoal com Cristo. Oculta aos olhos dos homens, a vida do eremita é pregação silenciosa d’aquele a quem entregou a sua vida. Cristo é tudo para ele. é uma vocação especial para encontrar no deserto, no próprio combate espiritual, a glória do crucificado. (catecismo da igreja católica – 921).”    

Um comentário: