quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

MARIA SANTÍSSIMA NOS DESÍGNIOS DE DEUS



AVE MARIA - BENDITO É O FRUTO DO VOSSO VENTRE

No começo!...

Quando Deus prescrevia uma lei às chuvas, e um caminho às tempestades ruidosas, então ele a viu, e a manifestou, a estabeleceu e preparou para sua futura grandeza (Jó 28, 26-27)

Era no começo, antes de todo começo... As barreiras infindas do nada não tinham visto se elevar ainda sobre elas o sol da vida. Deus repousava na contemplação do seu "pensamento ", na beatitude infinita de seu amor. Nada era então criado e a terra e céu não existiam. Mas todos os seres que se deviam agitar um dia ao sopro maravilhoso de sua palavra criadora, como uma onda de pó levantada pelo vento, passam diante do Eterno.

Pai, o Filho e o Espírito Santo, no seio de sua glória e de sua eternidade, contemplavam os seres dotados de espírito e liberdade. Eles os viam sair de suas mãos radiantes e cheios de vida e aspirações...

O olhar das três pessoas divinas já os seguia ao longo do caminho que deviam percorrer um dia, senhores de seus destinos, fiéis ou desertores, vencedores ou vencidos, cumprindo, entretanto, com liberdade, os desígnios de terminados por seu Criador. Eles os viam, após a morte, ao voltarem à pátria celeste e diante do tribunal divino, diante do castigo, diante da glória...

E ao mesmo tempo, dominando todo este conjunto em cima desta admirável e majestosa evolução de toda a criatura, aparece uma figura e destaca-se luminosa e pura, aureolada de virtude e coroada de glória. A sua vista, olhar de Deus, antes majestoso e real, torna-se terno como o olhar comovido de quem ama, pede e espera. Todavia, esta criatura também será tirada do pó. Pertencerá à raça decaída. Será filha de Eva.

Semelhante a estas estalactites que se veem cintilar às vezes em uma gruta lamacenta, sob a impressão de um raiozinho de luz nela infiltrado, não se sabe como, assim também ela aparece brilhante e luminosa... e pura, cercada de um atrativo irresistível. E' filha da noite, mas nasceu em pleno dia, em plena santidade – cheia de graça.

Sois vós, ó Maria... radiosa aparição que paira acima do mundo para o iluminar, aquecer, guiar e amar... Sois vós ! Meu coração vos aplaude e meus olhos não podem mais desviar-se de vossa maternal beleza: Specie tua et pulchritudine tua, intende, prospere procede, et regna ( SI 44, 5 ) .

E como vos não hei de admirar e considerar-vos atentamente, quando vejo a augusta Trindade contemplar vos com admiração!... 
As três pessoas aplaudem esta radiosa aparição e se rejubilam à vista da obra de seu amor mútuo!

 – Sim, ela é digna de ser minha filha, associada às minhas obras, diz o Pai. Toda bela e perfeita, eu hei de fazer reluzir nesta prodigiosa criatura todo o meu amor para com o Verbo encarnado. Ela será a mãe daquele de quem eu sou Pai. Eu a amo e ela será amada.

 – E de seu sangue virginal, continua o Filho, que será formado o meu corpo. Ela será minha mãe muito amada, digna de colaborar comigo na grande obra da salvação da humanidade. Eu a amo e ela será por mim amada!

 – Eu descerei sobre ela, ajunta por sua vez o Espirito Santo, e minha virtude cobri-la-á com a sua sombra. Ela será meu santuário, minha amiga, minha esposa. Dela nascerá o Filho de Deus, e, graças ao seu com sentimento, unir-se-á às almas para fecundá-las com meus dons. Eu a amo e ela será amada.

E a aparição radiosa, aureolada de amor e coroada' de glória, que evocam, em sua imutável eternidade, as três pessoas divinas, parecia inclinar-se sorridente, a transbordar de ternura, de atração e de anelo a Deus.

E o Pai, a fitá-la, lhe diz :  minha filha, minha bem amada, serás a obra-prima de minha onipotência, terás uma parte tão grande de meu poder total, que j amais poderá alcançar. A extensão criatura alguma de tua influência não será igualada senão pelo esplendor de tua pureza. Triunfarás pelo poder e a misericórdia.

 – Ó Mãe de vida, minha futura mãe, ajunta o Filho, serás a obra prima da minha sabedoria. Ser-te-ei submisso, para mostrar aos homens como eles devem amar-te, modelando a sua própria vida pela tua. Triunfarás por tua beleza e sabedoria.

 – Ó esposa do meu coração, continua o Espírito santo, serás o objeto privilegiado de minha fidelidade. Pela inesgotável riqueza de teu coração, atrairás a confiança a jorrar exteriormente uma caudal corrente de benefícios. Triunfarás pelo amor e reinarás pela bondade.

E no esplendor do conhecimento infinito, no qual se envolve a augusta Trindade, e também os seres futuros, no amor que ela tributa às criaturas privilegiadas que existirão um dia, o Altíssimo predestinava a gloriosa e imaculada Virgem, dotando-a de antemão de todas as belezas e de todas as grandezas que uma criatura possa encerrar.

E tudo isso se passava no começo... ante de todo o começo: Dominus possedit me in initio viarum suarum antequam quidquam taceret a principio - o Senhor me possuiu no princípio dos seus caminhos, desde o princípio, antes que criasse alguma coisa (Prov 8,22).


Livro Por que Amo Maria", Pe. Júlio Maria, 1945 Editora Vozes Itda., Petrópolis, R. J. Rio de Janeiro – São Paulo. Primeiro motivo, Capítulo I, p. 18.


Nenhum comentário:

Postar um comentário