quarta-feira, 30 de julho de 2014

Confira mitos e verdades sobre quatro dietas populares

Nutróloga desvenda o que deve ser feito para as restrições alimentares funcionarem de verdade

Confira mitos e verdades sobre quatro dietas populares Morgue File/Divulgação


Há uma infinidade de tipos de dietas para emagrecimento e todas podem alcançar o objetivo desde que contenham menos calorias do que o organismo gasta. Porém, a perda de peso deve acontecer acompanhada de saúde para um ótimo bem-estar e também para o paciente não correr o risco de voltar ao peso original com o tempo.
Segundo a nutróloga Jussara Munareto, para que isso ocorra, uma dieta equilibrada tem a proporção certa de carboidratosproteínas e gorduras. 
– Perder peso e não manter esta redução é esforço perdido e desgaste para o organismo. Fazer dieta dá a impressão ao paciente de que é algo temporário. Porém, o conceito a ser reforçado é o de uma mudança definitiva do hábito alimentar, ou seja, algo permanente. O paciente precisa aprender a comer de forma adequada e de acordo com o gasto energético despendido.


Segundo a especialista, para se alcançar sucesso no emagrecimento, o paciente precisa estar disposto a estabelecer mudanças e perceber sua relação com a comida, de conteúdo emocional e social.
– As dietas mais buscadas pelos pacientes são aquelas em que eles alcançam redução de peso mais rápido. Para isso, é fundamental verificar que tipo de fome o paciente tem, se prefere mais doce, mais salgado, mais pão, massa, ou seja, você tem fome de quê? É importante levar ao conhecimento do paciente a premissa já demonstrada em várias pesquisas científicas: se quiser viver muito, coma pouco. Comer em excesso faz mal para a saúde.
Confira abaixo quatro dietas, com seus mitos e verdades, e escolha a que mais lhe agrada:
1. PROTEÍNA 


Perde-se peso rápido?

Verdade, mas não significa emagrecimento. Emagrecer é perder gordura. No começo da dieta com proteínas perde-se mais massa muscular e água.
Emagrece ou só perde água?

Emagrece, mas o emagrecimento verdadeiro acontece com o tempo. Como na dieta Dukan, existem fases a serem cumpridas para alcançar o real emagrecimento. Outra dieta de proteína conhecida é Atkins e sua diferença é que além de proteínas come-se mais gordura.
Pode causar mau hálito?

Verdade, devido a cetose causada pela falta de carboidratos.
O intestino funciona mais lento?

Verdade, pois faltam fibras. É importante tomar bastante água. Na dieta Dukan, por exemplo, acrescenta-se aveia para melhorar a atividade intestinal e indica-se beber bastante água.
Pode provocar mais cansaço, sensação de fraqueza e irritabilidade?

Verdade, a falta de carboidratos faz com que haja menor oferta de energia de utilização imediata, afetando especialmente a atividade cerebral.
2. MEDITERRÂNEA 

Favorece uma vida mais longa?

Verdade, evidências científicas mostram maior longevidade em pessoas que ingerem mais peixe, legumes, hortaliças, frutas e azeite de oliva extra-virgem. Nesta dieta há ingestão de vinho tinto com moderação.
3. VEGETARIANA 


Perde-se massa muscular?

Mito, as proteínas de origem vegetal são de boa qualidade e mantém a massa muscular normal.
Provoca anemia?

Verdade, por falta da vitamina B12 que está presente na carne.
Não engorda?

Mito, pois pode haver maior ingestão de frituras e açúcar. 

4. ALIMENTOS DIET 


Alimentos diet sempre auxiliam no emagrecimento?

Mito, alimento diet não necessariamente tem baixa quantidade de calorias, significa apenas que não contém açúcar. O alimento diet é indicado para pessoas com diabetes. Este rótulo pode ser muitas vezes enganador. Algumas vezes contém mais gordura, e assim mais calorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário