Por: Philip Kosloski
A resposta tem a ver
com a Visitação da Virgem Maria à Isabel
A liturgia da Igreja
celebra apenas três nascimentos durante todo o ano: o de Jesus, o da Virgem
Maria e o de São João Batista. Muitos afirmam que uma das razões para a escolha
da celebração do nascimento de João Batista está ligada a uma crença segundo a qual
João teria nascido livre do pecado original.
Mas será que Isso é
verdade?
Tecnicamente falando, a
Igreja nunca proclamou em um documento oficial ou declaração que São João
Batista nasceu sem pecado original. Por outro lado, a Igreja também não descarta
a ideia.
A razão pela qual os
fiéis mantêm tal crença é o episódio da visitação da Santíssima Virgem Maria à
Santa Isabel. São Lucas registra: “E quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a
criança [St. João Batista] pulou em seu ventre; e Isabel ficou cheia do
Espírito Santo ”(Lucas 1:41).
Muitos teólogos têm
argumentado ao longo dos séculos que embora João tenha sido concebido com o
pecado original, ele foi purificado no útero e nascido sem ele.
A Enciclopédia Católica
resume este argumento:
“Como a presença de
qualquer pecado é incompatível com a habitação do Espírito Santo na alma,
segue-se que naquele momento João foi purificado da mancha do pecado original”.
Alguns teólogos vêem
este episódio como um tipo de “batismo”, através do qual, como o Catecismo da
Igreja Católica explica, “todos os pecados são perdoados, o pecado original e
todos os pecados pessoais, assim como todo castigo pelo pecado”.
Contudo, por mais
convincente que seja esse argumento, não há doutrina vinculante que declare
essa ideia como uma parte necessária da crença católica. Pode ter sido o caso,
mas os católicos não são obrigados a acreditar nisso.
Qualquer que seja a
realidade da situação, esse fato não iguala João à Virgem Maria.
Pio IX, em uma
declaração dogmática, afirmou:
“A Santíssima Virgem
Maria, desde o primeiro momento de sua concepção, por uma singular graça e
privilégio do Deus Todo-Poderoso, e tendo em vista os méritos de Jesus Cristo,
Salvador da t humana, foi preservada livre de toda mancha do pecado original. É
uma doutrina revelada por Deus e, por esta razão, deve ser firme e
constantemente acreditada por todos os fiéis.”
Jesus e a Virgem Maria
são os dois únicos indivíduos verdadeiramente concebidos sem a mancha do pecado
original.
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