sábado, 30 de dezembro de 2017

É PECADO OUVIR MUSICA SECULAR?


Imagem relacionada

Sei que muitos cristãos católicos já ouviram alguém dizer que é pecado ouvir musica mundana e que só pode ouvir musica de conotação cristã. Aqui não vou abordar o estilho da musica, quero focar na letra.

Primeiro ponto de partida temos que fazer a seguinte pergunta: 

Essa musica me leva ter um crescimento espiritual ou vai afetar a minha espiritualidade, me leva a refletir sobre algo para o meu crescimento como pessoa que vive em sociedade, que compartilha ideias para tonar o mundo um lugar melhor?

O conteúdo da letra. Já que nem o propósito ou estilo de música é o que determina se um Cristão deve ou não escutar música secular, o conteúdo da letra deve ser levado em consideração, esse é o quesito fundamental para que você determine se essa musica é boa ou ruim.

Há um versículo na bíblia que não fala especificamente de música, que é um excelente guia quanto ao que devemos procurar na letra das músicas que escutamos. (Filipenses 4:8)  “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”.

Se uma musica secular contem todas essas coisas que o apostolo Paulo fala aos Filipenses, então com certeza essas devem ser as coisas que devemos convidar às nossas mentes através de música completamente secular sendo verdadeira, respeitável, justa, pura, amável, de boa fama e de louvor, não há nada de errado em escutar música secular dessa natureza.

Caro leitor, ao mesmo tempo há muitas musicas secular de hoje não segue o padrão de Filipenses 4:8. Música secular que ouvimos em algumas rádios que geralmente promove imoralidade, violência; enquanto ao mesmo tempo menospreza pureza e integridade.

Aconselho que um Cristão deve evitar escutar esse tipo de música. No entanto, há muitas músicas seculare que não mencionam Deus, mas ainda promovem bons valores, tais como: honestidade, pureza e integridade. Se uma canção de amor promove a santidade do casamento e pureza de amor verdadeiro, mesmo assim não mencionar a Deus ou a Bíblia, não tem problema em escutar essas canções.  







Nenhum comentário:

Postar um comentário