segunda-feira, 22 de julho de 2019

O que aconteceu com Maria Madalena depois da ressurreição de Jesus


Philip Kosloski

Mary Magdalene

Embora não saibamos ao certo o que aconteceu, aqui estão algumas tradições transmitidas ao longo dos séculos

A última vez que vemos Maria Madalena na Bíblia, Jesus diz a ela: “vai a meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus” (Jo 20, 17).

Ela fez exatamente isso e proclamou a eles: “Eu vi o Senhor!” Depois disso, o restante da Bíblia é silencioso em relação a onde ela foi e ao que ela fez.

No entanto, existem diversas tradições que dão algumas pistas de para onde ela teria depois da ressurreição de Jesus.

O texto medieval conhecido como Golden Legend retrata Maria Madalena como pregadora. Por exemplo, conta uma história em que Maria Madalena ensina alguns pagãos sobre Jesus Cristo.

Quando a abençoada Maria Madalena viu as pessoas reunidas no santuário para oferecer sacrifícios aos ídolos, ela avançou, seus modos calmos e sua face serena, e com palavras bem escolhidas os chamou para longe do culto dos ídolos e pregou Cristo fervorosamente a eles.

Depois de algumas aventuras pregando o Evangelho de Jesus Cristo, o texto afirma que ela se retirou à solidão pelo resto de sua vida.

Naquela época, a bem-aventurada Maria Madalena, desejando dedicar-se à contemplação celestial, retirou-se para um deserto vazio e viveu de forma desconhecida por trinta anos em um lugar preparado pelas mãos dos anjos.

De acordo com esse relato, ela teria morrido depois de receber a Sagrada Comunhão de um padre amigo dela que morava nas proximidades.

Por outro lado, a Catholic Encyclopedia relata algumas histórias diferentes.

A Igreja grega afirma que a santa se retirou para Éfeso com a Santíssima Virgem e lá morreu, que suas relíquias foram transferidas para Constantinopla em 886 e lá estão preservadas. Gregório de Tours apoia a afirmação de que ela foi para Éfeso.

Existe até uma tradição que afirma que Maria Madalena teria ido para a França. De acordo com AtlasObscura, “quando Maria Madalena fugiu da Terra Santa, a lenda diz que se refugiou em uma caverna [perto das montanhas Sainte-Baume, no sul da França]. Esta caverna no topo da montanha é agora um mosteiro oculto chamado Santuário de Maria Madalena.”

Algumas de suas relíquias estariam localizadas em uma igreja em Aix-en-Provence, na França, perto de onde ela teria sido eremita por 30 anos.

Não se sabe ao certo qual dessas lendas poderia ser verdadeira, mas, qualquer que tenha sido o caso, Maria Madalena provavelmente teve um lugar privilegiado na Igreja primitiva por seu encontro pessoal com o Senhor Ressuscitado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário