Teste avaliou marcas de torrada, salgadinhos e batata frita
Para quem não abre mão do pão francês no café da manhã ou de uma porção de batata frita no almoço, é melhor prestar atenção. A Proteste (Associação de Consumidores) constatou os altos níveis de acrilamida que esses produtos industrializados podem conter. A substância química, formada durante o aquecimento de alimentos ricos em carboidratos a temperaturas acima de 120°C, é classificada como um provável cancerígeno pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer. Por isso, a associação recomenda a sua ingestão com extrema moderação.
O teste avaliou a presença da substância em 51 alimentos, e também foi percebido que dentro de um mesmo tipo de comida existem produtos com diferentes teores da acrilamida. Éo que acontece, por exemplo, com o biscoito doce: o Passatempo apresenta menos de 100 microgramas por quilo, enquanto a marca Adria possui 1.110. A pesquisa onstatou que o pão francês e os biscoitos doces e salgados são os campeões em teor da substância.
A PROTESTE pediu a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a elaboração de um código de boas práticas para que os fabricantes revejam seus processos de fabricação e cumpram metas para a redução da acrilamida em seus produtos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário