sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Que seu remédio seja seu alimento e que seu alimento seja seu remédio

Nos dias de hoje sabemos que os alimentos saudáveis estão em altas, sendo discutidos nos meios de comunicação. Porem, muitas pessoas acreditam que os alimentos considerado saudáveis são caros e distantes do nosso dia a dia.
Então, por esse motivo, o Alimento Téc.com elaborou uma lista com alimentos que vão deixar sua vida mais saudável e que são fáceis de serem encontrado e consumidos.

O primeiro da lista é o alho, que toda dona de casa tem em sua cozinha.


O alho é muito comum entre os temperos, pois garante um sabor especial, não é só uma especiaria que realça o sabor dos alimentos. O alho contem inúmeras substância que reduz inflação, ajudam nos problemas respiratórios, controla a pressão arterial e protege o coração ao diminuir a taxa de colesterol ruim e aumenta os níveis de colesterol bom. Além disso, previne o envelhecimento precoce e o câncer por ser rico em antioxidantes
.
Os efeitos benéficos do alho para sua saúde. 

Se a importância do alimento para o bom funcionamento do aparelho digestivo é indiscutível, no campo da medicina cardiovascular, suas propriedades são ainda mais evidentes. ‘‘O alho fresco possui alina, um amino-ácido sulfurado que se transforma em alicina, princípio ativo antisséptico e eficaz no tratamento de doenças coronarianas’’. Sua ação no aparelho circulatório é auxiliar na prevenção de eventuais tromboses em vasos arteriais importantes, que irrigam coração, pulmões e cérebro.

As tromboses são conseqüência de coágulos sanguíneos que se formam e se desprendem podendo criar bloqueios no fluxo. E o alho tem justamente a propriedade de diminuir a agregação plaquetária e a quantidade de fibrinogênio. Igualmente importante é a sua capacidade de baixar a pressão arterial, o nível do mau colesterol e dos triglicerídeos. Por isso, o consumo de um dente de alho, 3 vezes ao dia é recomendado pelos médicos, principalmente para pessoas que estão no grupo de grande risco para o infarto, como diabéticos, hipertensas, obesas, com hipertireoidismo e que costumam exceder-se no tabagismo e bebidas alcoólicas.

O consumo de 3 dentes de alho por dia diminui o LDL, que é a lipoproteína que transporta colesterol para os tecidos. Nos diabéticos, a ingestão regular ajuda a controlar o nível de glicose.

Para a saúde, a melhor forma de consumir o alho é cru mesmo. Frito ou cozido, porém, ainda conserva propriedades medicinais. Para conseguir uma ação preventiva e curativa, é preciso incluí-lo na rotina diária. ‘‘Ao tomar uma sopa, comer uma salada ou pão, aproveite e jogue pedacinhos de alho cru por cima’’. O ideal é ingerir, além de 3 dentes de alho ao dia, uma ou duas cebolas cruas, aí então, o remédio estará completo. Tanto o alho como a cebola são ricos no mineral germânio, antioxidante, capaz de neutralizar a ação dos radicais livres. Mas, nada de exagero no consumo, para não causar irritações gástricas.

Quando há equilíbrio interno no organismo, os reflexos manifestam-se logo no visual. E o uso freqüente do alho, na dosagem recomendada pelos médicos, promove uma reorganização no funcionamento dos órgãos que acaba se refletindo na aparência externa. Uma vez que o alho fortalece as paredes das capilares e artérias, melhorando a circulação sanguínea, este movimento de dentro-para-fora, manifesta-se através de uma pele luminosa, com mais tônus e elasticidade. Toda a área periférica da pele passa a ser melhor irrigada e, portanto, ganha um aspecto mais saudável e bonito.



Técnico em Agroindústria
José Francisco

Quantidade recomendada: de 1 a 3 dentes de alho por dia, podendo ser cru ou dentre os ingredientes das receitas diárias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário