Você sabe a diferença dos produtos orgânicos e como eles podem beneficiar a sua saúde?
Cada vez mais a população busca por produtos e alimentos com maior valor nutricional e que garantam a saúde. Neste contexto, observa-se o maior interesse pelos alimentos e produtos orgânicos.
“Orgânico” é um termo de rotulagem que indica que o alimento é produzido de acordo com normas específicas que vetam o uso de quaisquer agrotóxicos. O produto é certificado por uma agência devidamente constituída, ou seja, utilizam-se apenas recursos naturais para o controle de pragas.
A agricultura orgânica tem diversos objetivos, entre eles a preservação da biodiversidade e da diversidade cultural, evitar contaminação do meio ambiente, desenvolvimento sustentável, segurança alimentar e melhora na saúde dos produtores e consumidores.
Hoje em dia já conseguimos encontrar produtos orgânicos com facilidade. A maioria dos supermercados já conta com estes produtos na prateleira e ainda acontecem muitas feiras orgânicas pelo Brasil, com preços mais baixos.
Quais os benefícios que os alimentos orgânicos fornecem à nossa saúde?
O excesso de substâncias químicas de qualquer natureza é prejudicial ao nosso organismo. Sendo assim, ao consumir o alimento orgânico, o indivíduo limita o consumo destas substâncias e evita qualquer tipo de intoxicação alimentar.
O benefício para o organismo em evitar estas substâncias é a proteção contra doenças cardiovasculares, degenerativas e câncer, as quais podem estar relacionadas ao alto consumo de agrotóxicos.
Ainda não existem estudos que comprovem categoricamente que os alimentos orgânicos contém maior teor de nutrientes do que os inorgânicos. De qualquer forma, o benefício do consumo deste tipo de alimento e/ou produto é indiscutível. Quanto mais alimentos naturais você consumir, melhor será o funcionamento do seu organismo e, consequentemente, mais saúde.
Vale sempre ressaltar que não devemos nos fixar em determinado assunto ao alimento. Por exemplo, existem diversos produtos orgânicos que não são tão saudáveis ou com baixo teor de calorias, açúcar e/ou gorduras. Deve-se manter uma alimentação variada e natural, mas sem exageros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário