quarta-feira, 15 de março de 2017

CAPITULO I: A PARTIR DE JESUS CRISTO - A IGREJA VIVE DE CRISTO


Imagem relacionada

Jesus Cristo é a fonte de tudo o que a Igreja é e de tudo o que ela crê. Em sua missão evangelizadora, ela não comunica a si mesma, mas o evangelho, a palavra e a presença transformadora de jesus cristo, na realidade em que se encontra. Ela é a comunidade dos discípulos missionários, que respondem e permanentemente á pergunta decisiva: quem é jesus  cristo? - ( Mc 8,27-29), O fundamento do discipulado missionário é a contemplação e o seguimento de Jesus Cristo. Como a firma o Papa Francisco, “a melhor motivação para decidir comunicar o evangelho é contempla-lo com amor, é deter-se nas suas paginas e lê-lo.com o coração” (Lc 24,32), e os leva a tudo deixar ( Lc 5,8-11) e a viver um amor incondicional a Ele ( Jo 21,9-17). A paixão por Jesus Cristo os leva a verdadeira conversão pessoal e pastoral ( Lc 24,47; At 2,36ss.).

A Igreja, fiel a Jesus Cristo, cola-se a serviço do Reino de Deus. Os evangelhos apresentam o Reino como o centro da vida e da pregação de Jesus. Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no Evangelho” ( Mc 1,15). Afirmar que o Reino de Deus está é anunciar que Deus mesmo está próximo. Seu reinado significa sua atuação salvadora e sua proximidade paterna e misericordiosa para com todos, especialmente para com os pobres, marginalizados e sofredores de todo tipo. Por isso, a pregação e a conduta de Jesus suscitaram surpresa, fascínio e entusiasmo, mas despertaram também suspeitas, , fechamento, escândalo e ódio. O Reino de Deus é a pessoa de Jesus e suas mensagem. Ele mesmo é a chegada desse Reino. Sua mensagem e sua pessoa são inseparáveis. Nele, o Reino é dado gratuitamente (Mt 21,34;Lc 12,322)  é deixado em herança( Mt 25,34; Lc 22,29). Cabe ao discípulo a colhe-lo por meio da conversão e da fé (Mc 1,15). Como a firma o Papa Francisco, o premiado é sempre Deus”, a verdadeira novidade é aquela que o próprio Deus misteriosamente que quer produzir, a iniciativa pertence a Deus.

Neste sentido, a igreja no Brasil se alegra com a proclamação do ano Santo da misericórdia e assume a sua resposta pastoral. Na sagrada escritura [...] a misericórdia é a palavra chave para indicar o agir de Deus para convosco. Ele não se limita a afirma o seu amor, mas torna-o visível e palpável” em seu Filho Jesus, que é o rosto da misericórdia do Pai, isso, igreja tem missão de anunciar a misericórdia de Deus, coração pulsando do evangelho, que por meio dela deve chegar ao coração e a mente de cada pessoa” especialmente atenta aqueles que vivem nas mais variadas periferias existenciais’

A experiência do encontro transformador com Jesus Cristo insere seus discípulos na comunhão com a santíssima trindade e lhes comunica a missão de anunciar o Reino de Deus, com palavras e sinais. A igreja existe no mundo como obra das três divinas, é povo de Deus ( relação ao pai) corpo e esposa de Cristo ( em relação ao Filho) e templo vivo ( em relação ao espirito Santo). ela é povo unidade do Pai e do Filho e do Espirito Santo”. como a comunhão ( koinomia) divino-humana, ela “ constitui na terra o germe e o inicio do Reino”, pois Jesus a iniciou ‘pregando a boa-nova, que é a chegada do Reino de Deus”. E , desse modo, ela é no mundo sacramento de salvação, como a firmou o Concilio Vaticano II: Jesus Cristo, ao ressuscitar dentre os mortos (Rm 6,9), comunicou seu Espirito vivificante, por meio do qual constituiu seu corpo, que é a Igreja, como sacramento universal de Salvação”.

Documento da CNBB 102 

Nenhum comentário:

Postar um comentário