quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Preparo e armazenamento dos alimentos

Seu alimento é seguro?


Ao preparar e guardar:

Alimentos preparados sem a devida atenção podem ser perigosos  e até fatais. É bom saber preparar e armazenar alimentos da forma correta para evitar doenças. Veja quatro sugestões a seguir:

Não descongele carne em temperatura ambiente:

Embora o interior da carne ainda possa estar congelada enquanto ela descongela, sua parte externa pode está na zona de perigo, entre 4°C e 60°C – temperatura em que as bactérias se multiplicam rapidamente. Sempre deixe os alimentos descongelarem na geladeira ou mergulhar do em  água fria (numa embalagem bem selada), ou então use o micro-ondas.

Cozinhe bem:

Segundo a organização mundial da saúde, o cozimento correto mata quase  todas os micro – organismo perigosos. Ao  preparar alimentos, em especial sopas e ensopados, certifique-se  de que  a temperatura  atinja no mínimo  70 °C. Visto  que pode ser difícil saber a temperatura interna de alguns pratos, muitos cozinheiros usam um termômetro para carne.

Não demore em servir:

Depois de prontos, prato não deve ficar em temperatura ambiente por muito tempo ele deve ser servido logo, de preferencia imediatamente, para evitar que estrague. Pratos  frios devem ser mantidos frios , e pratos quentes, quente . Você pode manter a carne aquecida no forno a cerca de 90°C.

De atenção ao modo de guardar as sobras:
             
Sirva as refeições sempre que elas estiverem prontas . Mas se você preparar uma quantidade muito grande de alimentos e sobrar, congele o alimento excedente em pequenas porções  para facilitar o descongelamento depois. Sobras guardadas na geladeira devem ser consumidas dentro de três ou quatro dias.


Consultor de alimentos
José Francisco

Dica: quando seu filho for preparar alimentos, sempre o lembre de ler  e seguir as instruções da embalagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário