Problema afeta principalmente as mulheres e pode ter origem na má alimentação
Hábitos errados como a má alimentação, sedentarismo e estresse são os principais causadores do problema da constipação intestinal, conhecida como prisão de ventre. Mais comum entre as mulheres, muitas sentem extrema dificuldade para evacuar e podem passar mais de três dias sem ir ao banheiro.
— O consumo excessivo de alimentos industrializados e uma dieta pobre com pouca ingestão de fibras contribuem para a ocorrência da prisão de ventre. Não consumir pelo menos dois litros de água por dia também pode colaborar para um comprometimento do fluxo intestinal — esclarece a nutricionista Ana Huggler.
Em alguns casos, a prisão de ventre pode decorrer da ingestão de medicamentos, na implicação de doenças como a Síndrome do Intestino Irritável (SII) e diabetes, falta da prática de exercícios físicos ou durante o período gestacional.
— Usar laxantes não é recomendado, pois em longo prazo pode ocasionar dependência e não surtir mais efeitos no organismo. O ideal é mudar a alimentos e optar por alimentos ricos em fibras e que ajudam no funcionamento do intestino — indica Ana.
A especialista lista os alimentos que melhoram o fluxo intestinal:
Frutas: laranja, acerola, ameixa preta seca, pêssego, abacaxi, manga, banana nanica, morango, caqui, melancia e figo
Verduras e legumes: quiabo, almeirão, mandioca, inhame, cará, milho verde, alface, couve manteiga, couve-flor, repolho, cenoura, mandioquinha e tomate
Leguminosos: ervilha, lentilha, grão de bico e soja
Fibras: Bbarras de cereais, aveia, farelo de trigo e cereal matinal
Alimentos integrais: pães, arroz, biscoitos e macarrão
Sementes: linhaça, girassol, gergelim e quinoa
Outros: iogurtes ou leites fermentados, coalhadas e azeite de oliva
Nenhum comentário:
Postar um comentário