quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Curiosas histórias reais sobre inventores que morreram com seu próprio invento


 Michael Dacre – Invenção: Táxi Voador

inventores-morreram-proprias-invencoes_1

Michael foi um piloto britânico de testes e um pioneiro pela sua invenção, o “Táxi Voador”, desenhado para proporcionar um método rápido e barato de transporte entre metrópoles. Ele morreu em sua própria aeronave enquanto fazia testes de voo. O avião despencou do céu e a queda e a explosão acabou por tirar a vida do inventor. Isso me lembra que nunca devo tomar um “Táxi Voador”.

Haroutune Krikor Daghlian Jr. – Invenção: Bomba atômica

inventores-morreram-proprias-invencoes_2

Nascido em 1921 nos Estados Unidos, Haroutune foi um descendente armênio que trabalhou no Projeto Manhattan (equipe que pesquisou e fabricou as primeiras bombas atômicas). Ele se irradiou acidentalmente em agosto de 1945 com uma esfera de plutônio, e morreu apenas 25 dias depois do acidente. Tsc tsc…

Thomas Andrews Jr – Invenção: Titanic

inventores-morreram-proprias-invencoes_8

Nascido em Comber, County Down na Irlanda em 1873, Thomas Andrews foi um empresário irlandês, construtor de navios, diretor-gerente e chefe do departamento de elaboração e construção naval Harland and Wolff em Belfast, na Irlanda. Ele também foi o arquiteto-chefe naval do Titanic e foi a bordo durante a sua viagem inaugural em abril de 1912. Seu conhecimento acabou sendo seu maior inimigo, visto que estava entre as mais de 1.500 pessoas que perderam suas vidas nesta famosa tragédia, que mais tarde acabou virando filme.

William Nelson – Invenção: Bicicleta motorizada

inventores-morreram-proprias-invencoes_9

Nascido em 1879, William Nelson era um engenheiro e inventor americano que trabalhou para a General Electric. Especializado em motorizar bicicletas, Nelson inventou um motor em 1903, mas acabou sofrendo uma lesão fatal enquanto testava um protótipo de uma bicicleta motorizada que ele testava com este motor.

Henry Winstanley – Invenção: Farol

inventores-morreram-proprias-invencoes_12

Winstanley foi um pintor Inglês e engenheiro, sendo mais lembrado pela construção do primeiro farol de Eddystone. Ele estava tão confiante com a construção que manifestou o desejo de estar no interior do farol durante uma tempestade. Ele conseguiu o que queria, mas o farol não resistiu a uma enorme tempestade que aconteceu em novembro de 1703, e acabou desabando com Henry e outras cinco pessoas dentro.

Henry Smolinski – Invenção: Carro voador

inventores-morreram-proprias-invencoes_13

Henry Smolinski nasceu em 1933 e foi um engenheiro da fábrica de armamentos Northrop, que mais tarde se uniu a uma empresa focada no desenvolvimento de um carro voador. Em setembro de 1973, Henry foi escalado para participar da construção e testar um protótipo que era fruto da fusão da extremidade traseira de um avião Cessna com um carro da Ford. Infelizmente o tal carro voador caiu e o acidente matou ele juntamente com o piloto.

Sieur Freminet – Invenção: Dispositivo de re-inalação para mergulho

inventores-morreram-proprias-invencoes_15

Em 1772, o inventor francês Sieur Freminet tentou criar um dispositivo de re-inalação para mergulho que reciclaria o ar exalado pelo mergulhador dentro de um circuito fechado de respiração. Infelizmente o tal dispositivo não era bom o suficiente. Freminet morreu por falta de oxigênio em apenas vinte minutos de teste com o dispositivo.

Horace Lawson Hunley – Invenção: Um submarino

inventores-morreram-proprias-invencoes_18

Horace Lawson Hunley era um engenheiro naval e foi inventor do primeiro submarino de combate, o CSS Hunley, durante a Guerra Civil Americana. Depois de dois testes de rotina anteriores que não deram certo, Hunley assumiu o comando do submarino, mas depois de não conseguir ressurgir à superfície, ele e os outros sete membros da tripulação se afogaram. Hunley foi enterrado com honras militares no Cemitério Magnolia em Charleston, Carolina do Sul.

William Bullock – Invenção: Adaptações em máquinas de impressão rotativa

inventores-morreram-proprias-invencoes_20

William Bullock foi um inventor americano que desenvolveu melhorias para máquinas de impressão rotativa. Com seus inventos ele ajudou a revolucionar a indústria de impressão, devido à grande velocidade e eficiência de suas invenções. Infelizmente, poucos anos após sua invenção, Bullock foi morto acidentalmente por sua própria prensa rotativa. Ao ajustar a prensa, ele chutou um cinto de condução em uma roldana, que acabou engolindo o cinto e puxando sua perna junto, esmagando sua perna. Sua perna gangrenou e ele morreu em um hospital durante uma operação de amputação dela.

Sylvester H. Roper – Invenção: Motocicletas e carros de corrida

inventores-morreram-proprias-invencoes_23

Nascido em 1823 em Boston, Massachusetts, EUA, S.H. Roper foi um inventor e um construtor pioneiro de um dos primeiros automóveis e motocicletas que existiram. Ele morreu de ataque cardíaco após um acidente com uma de suas invenções durante uma apresentação de velocidade ao público em 1896.

Marie Curie – Invenção: Descobertas relacionadas à radiação

inventores-morreram-proprias-invencoes_25

Esta química polonesa, naturalizada francesa, era famosa por suas pesquisas sobre radioatividade e por ser a primeira mulher, não só a ganhar um premio nobel, mas por ganhar dois deles. Foi o seu objeto de pesquisa, porém, que causou a morte dela – ela morreu em 4 de julho de 1934, de anemia aplástica causada por exposição extrema à radiação.

Por: Artur Monteiro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário