sábado, 14 de dezembro de 2013

Seu alimento é seguro?

A alimentação apropriada é um direito fundamental do ser humano inerente à dignidade da pessoa humana, garantido pela constituição federal. O Poder publico deve adotar politicas publicas e ações para promove-la a população. Para que um alimento chegue à mesa do consumidor ele deve passar por um conjunto de normas. É a segurança alimentar. As indústrias, restaurantes e todo um conceito em alimentos, que processa ou manipula alimentos devem cumprir as boas praticas de fabricação e manipulação dos alimentos. Estabelecida em uma norma da ANVISA (Agencia nacional de vigilância sanitária).


A segurança alimentar tem o objetivo de promover a qualidade biológica, sanitária e nutricional e tecnológica dos alimentos, Bem como o aproveitamento. 

Será que todas as indústrias, restaurante, lanchonete e entre outros conceitos em alimentos, seguem todas as normas da ANVISA, desde um ato simples de lavar as mãos ao uso do uniforme até o controle de pragas, coleta da matéria prima, transporte e armazenamento, até chegar à mesa do consumidor.

Já Falei de segurança alimentar e as normas que todo seguimento em alimentos devem por em pratica. Agora vou falar das normas que você dona de casa deve cumprir quando se vai colocar comida na mesa. Seja fiscal, faça a sua própria segurança alimentar quando for manipular ou consumir um alimento. Segundo pesquisadores todo ano cerca de 30% da população de países desenvolvidos contrai doenças transmitidas por alimentos.

Em países mais pobres, doenças transmitidas por alimentos e pela água matam milhões de pessoas, a maioria são crianças. Já nas feiras do nosso país, vemos com frequência, os alimentos expostos à mosca, chuvas, vento e poeira. Faça lhe uma pergunta. Será que é possível proteger sua família desses perigos? Mas o perigo de doenças transmitidas por alimentos também existem dentro de sua casa, dependendo do que você faz ou não faz em sua cozinha. Você deve está se perguntando. Como posso proteger minha família desse perigo? Não se preocupe, vou mostrar a você, como proteger sua família.

Primeiro ao comprar:

Provavelmente o seu primeiro contato com o alimento é numa feira ou num supermercado, a menos que você cultive o seu próprio alimento, creio que não. Como você pode escolher bem os alimentos?  

Planeje as sequências das coisas: Comece pelos os alimentos não perecíveis, sempre deixe a sessão de frios e congelados por ultimo. Se for comprar refeições quentes pegue-as pouco antes de voltar para casa.

Prefira alimentos frescos: Se for a feira vá bem cedo, porque os alimentos estão mais frescos. Sempre compre carne de animais abatidos no mesmo dia. E, se for preciso congele os que não vai usar. Analise o alimento. pergunte-se: a casca está intacta? A carne tem algum cheiro estranho? Se o alimento está embalado, verifique a embalagem. Se estiver danificada, pode permitira entrada de bactérias toxicas, Não pegue. Também é necessário ver a data de validade do produto. Mesmo se um alimento tiver aparência, cheiro e gosto normais após o prazo de validade, ele ainda pode fazer mal a sua saúde.

Mantenha as sacolas e outro recipientes limpos.

Se você usa sacola reutilizável ou uma caixa plástica, lave-a com frequência com água quente e sabão. Coloque carne em caixas ou sacolas deferentes para que não contamine outros alimentos. Prefira fazer compras num supermercado mais próximo de sua casa, assim você não precisa transportar alimentos por uma longa distancia e correr o risco de se estragarem. Se o local onde você faz sua compra for longe de sua casa, se for um percurso que leve mais de 30 minutos para chegar em casa, coloque os alimentos resfriados e congelados numa sacola térmica ou os mantenhas frios de outra forma.


Consultor de alimentos
Jose Francisco

Dica: sempre ensine ou lembre seus filhos de ver o prazo de validade de qualquer alimento embalado, como salgadinho e doces.

Nenhum comentário:

Postar um comentário