Aleteia
Brasil
Não, não se trata de dar a ela o lugar de Deus
Alguns leitores protestantes nos perguntaram por que os
católicos chamam Maria de Rainha. Deixemos que Santo Afonso Maria de Ligório
responda por nós. Ele nos fala com detalhes da preciosa oração “Salve Rainha”
em sua obra “Glórias de Maria”; o seguinte fragmento explica precisamente o uso
desse termo aplicado a Nossa Senhora:
Tendo sido a Santíssima Virgem elevada à dignidade de Mãe de
Deus, com justa razão a Santa Igreja a honra e quer que por todos seja honrada
com o título glorioso de Rainha.
Se o Filho é Rei, diz o Pseudo-Atanásio, justamente a Mãe
deve considerar-se e chamar-se Rainha. Desde o momento em que Maria aceitou ser
Mãe do Verbo Eterno, diz São Bernardino de Sena, mereceu tornar-se Rainha do
mundo e de todas as criaturas. Se a carne de Maria, concluiu o abade Arnoldo,
não foi diversa da de Jesus, como, pois, da monarquia do Filho pode ser
separada a Mãe?
Se Jesus é Rei do universo, do universo também é Maria
Rainha, escreve Roberto, abade. De modo que, na frase de São Bernardino de
Sena, quantas forem as criaturas que servem a Deus tantas devem servir também a
Maria. Por conseguinte, estão sujeitos ao domínio de Maria os anjos, os homens
e todas as coisas do céu e da terra, porque tudo está sujeito ao império de
Deus. Eis porque o abade Guerrico lhe dirige estas palavras:
“Continuai, pois, a dominar com toda a confiança: disponde a
vosso arbítrio dos bens de vosso Filho: pois, sendo Mãe, e Esposa do Rei dos
reis, pertence-Vos como Rainha o reino e o domínio sobre todas as criaturas”.
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