terça-feira, 5 de setembro de 2017

Sabia que os bebês dentro do útero adoram “ver” os rostos humanos?


Anna O'Neil


Será que eles ficam tão ansiosos para conhecer nossos rostos quanto nós para vermos os deles?

No terceiro trimestre da gestação, o feto está cada vez mais consciente do mundo fora do útero. Você sabia que ele consegue ouvir a voz de sua mãe desde a 18.ª semana da gravidez? Algumas semanas depois disso, ele também já vê a luz que ultrapassa as paredes do útero.

São fatos que intrigaram os cientistas. Se um bebê que ainda não nasceu pode enxergar a luz, e podemos fazer um ultrassom 4D e ter uma ideia muito clara das reações do bebê, então ele seria atraído para uma configuração de luz semelhante ao rosto? Foi o que perguntaram os pesquisadores. Vincent Reid e seus colegas da universidade britânica de Lancaster observaram 39 bebês no útero, virando a cabeça deles em direção a três pontos de luz que brilhavam através da parede uterina. A luz destinava-se a imitar um padrão de rosto rudimentar, com dois pontos acima, como os olhos, e um centralizado abaixo deles, onde seria uma boca.

Mas eles não estavam interessados somente nos pontos luminosos. Os cientistas descobriam que os bebês eram mais propensos a seguir o padrão que imitava um rosto humano. Quando os pesquisadores invertiam o formato das luzes, os bebês não reagiam.

Nós sabemos que os recém-nascidos são atraídos para os rostos humanos, embora sua visão seja muito pobre. Eles não veem detalhes, apenas manchas escuras e leves que indicam os olhos e a boca da mãe, desde que ela não esteja muito distante. E quanto aos bebês nascidos prematuramente, eles são tão interessados em rostos quanto os bebês que atingem o período gestacional completo.

A questão, como sempre, é “por que isso tudo interessa?” Interessa porque todos querem saber sobre o que os bebês podem fazer dentro do útero, o quanto eles sabem etc. Mas, isso não vai transformar todo mundo em pró-vida, já que nem a ultrassom o fez.

Ainda assim, isso muito é importante para mim. Estou sentada aqui sentindo meu próprio filho minúsculo se contorcendo dentro de mim. Eu acho que isso importa porque diz que o bebê, a seu modo, está tão ansioso para ver meu rosto quanto eu para ver o dele. Ele diz que ele está se preparando para mim, assim como eu estou me preparando para ele. O amor começa muito pequeno, em ações tão simples como o contato com os olhos. E essa conexão cresce tanto que reflete o próprio amor de Deus, a própria essência de Deus. Este meu bebê já está se preparando para se apaixonar, primeiro por mim, depois por sua família, e espero, finalmente, por toda a família humana, especialmente por Cristo, que tem um rosto humano também.


Os seres humanos são feitos para o amor. E eu adorei saber que, mesmo antes do nascimento do meu filho, ele está desenvolvendo uma atração inata para o rosto humano. É exatamente a maneira como sua vida deve começar, uma vez que o trabalho da nossa vida inteira é gerar essa semente de amor e torná-la algo celestial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário