“Quem come a minha
carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último
dia. Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue
verdadeiramente é bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece
em mim e eu nele. Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai,
assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim” (João 6, 54 a 57)
A Santa Eucaristia
conclui a iniciação cristã. Os que foram elevados à dignidade do sacerdócio
régio pelo Batismo e configurados mais profundamente a Cristo pela Confirmação,
estes, por meio da Eucaristia, participam com toda a comunidade do próprio
sacrifício do Senhor (CIC 1322).
"A Eucaristia é
fonte e ápice da vida cristã" (SC 47; CIC). Todos os demais sacramentos se
ligam à sagrada Eucaristia e a ela se ordenam. Pois a santíssima Eucaristia
contém todo o bem espiritual da Igreja, a saber, o próprio Cristo, nossa Páscoa
(CIC 1324).
Pela celebração da
Eucaristia nós nos unimos à liturgia do céu e antecipamos a vida eterna, quando
Deus será tudo em todos (1 Cor 15,28). Em sua palavra, a Eucaristia é o resumo
de nossa fé: "Nossa maneira de pensar concorda com a Eucaristia, e a
Eucaristia, por sua vez, confirma a nossa maneira de pensar" (Sto.Irineu,4,18,5;
CIC 1326-1327).
Qual
é o relacionamento entre a Eucaristia, a missa e o perdão dos pecados?
O CIC nos dar uma dica
no nº 1395. pela mesma caridade que
acende em nós, a Eucaristia nos preserva dos pecados futuros.
Quanto mais
participarmos da vida de Cristo e quanto mais progredirmos em sua amizade,
tanto mais se torna difícil nos separarmos dele pelo pecado mortal. A
Eucaristia não é destinada a perdoar pecado mortais[...]
A Eucaristia é o
sacrifício no qual nós formos salvos, evidente que esse sacrifício no qual
fomos salvos ele perdoa os pecados, mas a igreja sempre reconheceu que este
sacrifício redentor foi feito para nos afastar dos pecados futuros e não dos
pecados que já cometemos.
Diz o CIC nº 1395: É
próprio da Eucaristia ser o sacramento daqueles que estão na comunhão plena da
igreja. (1.cor 11, 28-27) Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o
cálice do Senhor indignamente será culpável do corpo e do sangue do Senhor. Que
cada um se examine a si mesmo, e assim coma desse pão e beba desse cálice.
A Eucaristia deve ser
considerada como ação de graças e de louvor ao Pai, como memorial sacrifical de
Cristo e do seu corpo e como presença de Cristo pelo poder de sua palavra e do
seu Espírito (CIC 1358).
Jesus disse: "Eu
sou o pão vivo, descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente... Quem
come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna... permanece em mim e
eu nele" (Jo 6, 51.54.56; CIC 1406).
A Igreja recomenda
vivamente que os fieis recebam a Santa Comunhão toda a vez que participam da
celebração da Eucaristia; impõe-lhes a obrigação de comungar pelo menos uma vez
por ano (CIC 1417).
Visto que Cristo mesmo
está presente no Santíssimo Sacramento do altar, é preciso honrá-lo com o culto
de adoração.
A visita ao Santíssimo
Sacramento é uma prova de gratidão, um sinal de amor e um dever de adoração
para com Cristo, nosso Senhor (CIC 1418).
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