sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Parte I - O Sacramento da Eucaristia é Jesus Cristo em Corpo, sangue, alma e divindade, Jesus inteiro, Jesus completo.


Imagem relacionada

“Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim” (João 6, 54 a 57)

A Santa Eucaristia conclui a iniciação cristã. Os que foram elevados à dignidade do sacerdócio régio pelo Batismo e configurados mais profundamente a Cristo pela Confirmação, estes, por meio da Eucaristia, participam com toda a comunidade do próprio sacrifício do Senhor (CIC 1322).

"A Eucaristia é fonte e ápice da vida cristã" (SC 47; CIC). Todos os demais sacramentos se ligam à sagrada Eucaristia e a ela se ordenam. Pois a santíssima Eucaristia contém todo o bem espiritual da Igreja, a saber, o próprio Cristo, nossa Páscoa (CIC 1324).

Pela celebração da Eucaristia nós nos unimos à liturgia do céu e antecipamos a vida eterna, quando Deus será tudo em todos (1 Cor 15,28). Em sua palavra, a Eucaristia é o resumo de nossa fé: "Nossa maneira de pensar concorda com a Eucaristia, e a Eucaristia, por sua vez, confirma a nossa maneira de pensar" (Sto.Irineu,4,18,5; CIC 1326-1327).

Qual é o relacionamento entre a Eucaristia, a missa e o perdão dos pecados?

O CIC nos dar uma dica no nº 1395.  pela mesma caridade que acende em nós, a Eucaristia nos preserva dos pecados futuros.
Quanto mais participarmos da vida de Cristo e quanto mais progredirmos em sua amizade, tanto mais se torna difícil nos separarmos dele pelo pecado mortal. A Eucaristia não é destinada a perdoar pecado mortais[...]

A Eucaristia é o sacrifício no qual nós formos salvos, evidente que esse sacrifício no qual fomos salvos ele perdoa os pecados, mas a igreja sempre reconheceu que este sacrifício redentor foi feito para nos afastar dos pecados futuros e não dos pecados que já cometemos.

Diz o CIC nº 1395: É próprio da Eucaristia ser o sacramento daqueles que estão na comunhão plena da igreja. (1.cor 11, 28-27) Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpável do corpo e do sangue do Senhor. Que cada um se examine a si mesmo, e assim coma desse pão e beba desse cálice.

A Eucaristia deve ser considerada como ação de graças e de louvor ao Pai, como memorial sacrifical de Cristo e do seu corpo e como presença de Cristo pelo poder de sua palavra e do seu Espírito (CIC 1358).

Jesus disse: "Eu sou o pão vivo, descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente... Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna... permanece em mim e eu nele" (Jo 6, 51.54.56; CIC 1406).

A Igreja recomenda vivamente que os fieis recebam a Santa Comunhão toda a vez que participam da celebração da Eucaristia; impõe-lhes a obrigação de comungar pelo menos uma vez por ano (CIC 1417).

Visto que Cristo mesmo está presente no Santíssimo Sacramento do altar, é preciso honrá-lo com o culto de adoração.

A visita ao Santíssimo Sacramento é uma prova de gratidão, um sinal de amor e um dever de adoração para com Cristo, nosso Senhor (CIC 1418).


Nenhum comentário:

Postar um comentário