O
que quer dizer presença real de Jesus na Santa Eucaristia, porque Jesus está
presente em todos os lugares, então quer dizer que essa presença de Jesus é
irreal?
Esta presença chama-se
"real", não por exclusão como se as outras não fossem
"reais", mas por antonomásia porque é substancial, quer dizer, por
ela está presente, de fato, Cristo completo, Deus e homem.
Diz são Boa aventura:
Jesus está presente na Eucaristia da mesma forma que ele está presente no céu.
Isso que dizer não somente enquanto Deus, mas também presente enquanto homem
glorificado.
Como
é que esta linguagem de transubstanciação (de substancia) pode nos ajudar a ver
isso? Nós precisamos entender qual é a diferencia entre substancia e acidente.
Primeiro o que é
substancia?
Substancia é a
identidade de alguma coisa.
O que é acidente?
Acidente é aparência da
coisa. Na realidade tudo aquilo que você ver é aparência. Nós não temos acesso
a substancia.
Não é somente na
eucaristia que nós não temos acesso a substancia, na realidade em coisa nenhuma
nós não temos acesso a substancia. Tudo que nós vemos, ouvimos, tocamos de
alguma forma é acidente.
O que é a substancia?
A
substancia é uma realidade metafisica, é algo que a gente ver que está lá, mas
ver com os olhos da inteligência e não com os olhos dos sentidos, portanto a
substancia é a identidade.
Na eucaristia os acidentes não mudam.
Aparência é de pão o gosto é de pão, tudo é de pão, a substancia não é de pão,
é Jesus. Corpo, sangue, alma e divindade, Jesus inteiro, Jesus completo, Jesus
Deus e homem ali presente na Eucaristia.
É uma forma de entrarmos em comunhão não
somente com a segunda pessoa da santíssima trindade, mas estrarmos em comunhão
também com o homem, ou seja com Deus que se fez homem.
Na Hóstia consagrada,
eu não posso dizer mais que aquela Hóstia é pão, porque a substancia de pão foi
embora, ficou somente o acidente de pão. Então é por isso que na Hóstia
consagrada é a presença real de Jesus Cristo.
Por exemplo, quando
você está em seu quarto fazendo suas orações diária, ou rezando o terço mariano com
um grupo de pessoas, ali a presença de Jesus Cristo é real, mas se no seu
quarto, ou na casa que você está rezando o terço mariano, não tem um sacrário, não
há presença Eucarística. Isto significa que Jesus ali está presente por
imensidade.
A presença de Deus por
imensidade, é ele enquanto Deus, criador do céu e da terra está aqui presente.
Mas não está aqui presente enquanto homem. A sua humanidade não está aqui. A
presença de imensidade de Deus é diferente.
No
entanto existe uma presença da humanidade de Cristo aqui. Como?
Em cada um de nós, porque nós somos membros do seu corpo pelo batismo. Então
existe uma presença de Cristo em nós e nós nele através do batismo.
Esta presença em cada
um de nós não é uma presença de transubstanciação. Nós quando somo batizados a
nossa substancia continua lá. Então isso significa que no batismo, na crisma e
nos outros sacramentos. São vários títulos desta presença de Cristo.
Então significa que
estas presenças de Cristo através dos outros sacramentos, se dar por
consubstanciação. Ou seja são duas substancias que estão lá juntas. Isto não
acontece na eucaristia, isto é a heresia é chamado de heresia da
empanação.
O
que é heresia da empanação?
A heresia da empanação
consiste em achar que a substancia de pão continua lá e que Jesus continua lá
consubstancial igualmente presente no pão.
Era essa a ideia de
Martin Lutero. Lutero acreditava que Jesus está presente na eucaristia, mas
também a substancia do pão está presente. Nós não cremo, nós cremos
profundamente na ausência do pão e cremos profundamente na presença de Cristo
na eucaristia.
Já
os calvinistas.
‘È Interessante nós
tratamos protestantes como se todos fossem a mesma coisas, mas não são. Os
calvinistas dos quais descende a maior partes dos protestantes
brasileiros.
Com os calvinistas
existem algo de mais grave ainda. Porque Eles não crer na quilo que Lutero
acreditava. Lutero achava que pela fé
da comunidade produzia uma presença de Cristo real, que estava lá
consubstancial ao pão.
Já Calvino não
acreditava, Calvino achava que a eucaristia era apenas um símbolo ou seja uma
presença simbólica de Cristo.
Você que é Católico não
cometa esse erro de achar que a eucaristia é um símbolo, porque sei que há
católicos por aí com essa ideia calvinista. Não estou aqui julgando, apenas
escrevo um artigo para tirar dúvidas de muitos católicos que tiveram um
catequese ineficiente.
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